O desenvolvimento de competências eletrônicas docentes para EaD: um estudo em uma universidade federal

Autores

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p70

Resumo

Este estudo tem o propósito de discutir o perfil e o desenvolvimento de competências dos professores da Educação a Distância (EAD). Para o atingimento do objetivo, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Onze professores vinculados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EAD responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Disponibilidade tecnológica e interação entre os participantes foram as competências mais importantes citadas pelos professores. O desenvolvimento de tais competências, no entanto, acontece mediante o aprendizado com as próprias experiências profissionais (sejam elas docentes ou não) ou trocando experiências com seus pares. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise do contexto organizacional em que as necessidades e desafios específicos são definidos e em que a competência individual é desenvolvida, analisando a interferência das condições institucionais das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores.

Biografia do Autor

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF

Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos