O desenvolvimento de competências eletrônicas docentes para EaD: um estudo em uma universidade federal

Autores/as

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p70

Resumen

Este estudo tem o propósito de discutir o perfil e o desenvolvimento de competências dos professores da Educação a Distância (EAD). Para o atingimento do objetivo, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Onze professores vinculados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EAD responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Disponibilidade tecnológica e interação entre os participantes foram as competências mais importantes citadas pelos professores. O desenvolvimento de tais competências, no entanto, acontece mediante o aprendizado com as próprias experiências profissionais (sejam elas docentes ou não) ou trocando experiências com seus pares. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise do contexto organizacional em que as necessidades e desafios específicos são definidos e em que a competência individual é desenvolvida, analisando a interferência das condições institucionais das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores.

Biografía del autor/a

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF

Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Publicado

2016-12-27

Número

Sección

Artigos