A universidade em expansão: da gestão do ensino à formação do corpo técnico-administrativo

Cássio Cassel, Taylyne Apollo, Sônia Isabel Dondonis Daudt

Resumo


A partir do processo de expansão do ensino superior e do enfoque ao promissor mercado universitário instaurados no Brasil, este estudo analisou as tecnologias educacionais, enquanto ferramentas de apoio à gestão e ao desenvolvimento de equipes. Para isso, além de revisão bibliográfica em relação às políticas e tecnologias educacionais, este estudo de caso contou com a observação participante, a qual possibilitou o aprofundamento na realidade dos gestores responsáveis por equipes atuantes em unidades distantes da sede principal. No decorrer do estudo, percebeu-se que a instituição, que utiliza tecnologias educacionais avançadas e tem sido reconhecida pela excelência no ensino, demonstra enorme dificuldade para o desenvolvimento de suas equipes, o que evidenciou um desalinhamento, sobretudo da área de Recursos Humanos, em comparação às áreas de ensino. Frente a isso, o estudo reforça a necessidade de todas as áreas de uma instituição estarem alinhadas aos processos de expansão, assim como, aponta para a importância das tecnologias educacionais na formação dos funcionários e alinhamento das equipes.


Palavras-chave


Ensino a distância; Democratização do ensino; Universidade; Tecnologias educacionais

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p109

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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