Marketing no ensino superior: atributos valorizados pelos discentes de curso de especialização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p227Resumo
O mercado de trabalho competitivo e a busca contínua pelo saber atrai estudantes recém-formados e profissionais graduados a se especializarem através dos cursos de pós-graduação lato sensu. Entretanto, o aumento significativo de instituições que oferecem esse tipo de serviço faz com que estudos a respeito do marketing educacional venham a se tornar uma ferramenta necessária para a captação de alunos. Neste sentido o objetivo principal do presente estudo é identificar os atributos que levam os alunos de uma instituição de ensino superior particular do município de Piracicaba à escolher seus cursos de pós-graduação lato sensu. Com este intuito foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário levantando fatores motivadores de comunicação, qualidade e conveniência, e questionado sobre a procura por outras instituições. Os resultados apontam que os alunos que afirmaram comparar a instituição e seus cursos com outros oferecidos no mercado tomaram suas decisões pautados pelos três tipos de atributos de motivação estudados. Ou seja, os alunos buscam uma combinação de boas informações, qualidade e conveniência para definirem suas escolhas. Assim, os resultados podem auxiliar a definição de estratégias das IES em termos de marketing educacional e política concorrencial.Downloads
Publicado
2017-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).