Marketing no ensino superior: atributos valorizados pelos discentes de curso de especialização

Autores

  • Clayton Daniel Masquietto Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba / Universidade Metodista de Piracicaba
  • Nadia Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Andrea Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Rosana Borges Zaccaria Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p227

Resumo

O mercado de trabalho competitivo e a busca contínua pelo saber atrai estudantes recém-formados e profissionais graduados a se especializarem através dos cursos de pós-graduação lato sensu. Entretanto, o aumento significativo de instituições que oferecem esse tipo de serviço faz com que estudos a respeito do marketing educacional venham a se tornar uma ferramenta necessária para a captação de alunos. Neste sentido o objetivo principal do presente estudo é identificar os atributos que levam os alunos de uma instituição de ensino superior particular do município de Piracicaba à escolher seus cursos de pós-graduação lato sensu. Com este intuito foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário levantando fatores motivadores de comunicação, qualidade e conveniência, e questionado sobre a procura por outras instituições. Os resultados apontam que os alunos que afirmaram comparar a instituição e seus cursos com outros oferecidos no mercado tomaram suas decisões pautados pelos três tipos de atributos de motivação estudados. Ou seja, os alunos buscam uma combinação de boas informações, qualidade e conveniência para definirem suas escolhas. Assim, os resultados podem auxiliar a definição de estratégias das IES em termos de marketing educacional e política concorrencial.

Biografia do Autor

Clayton Daniel Masquietto, Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba / Universidade Metodista de Piracicaba

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba

Gerente de Integração Escola Empresa da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba

Andrea Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba

Rosana Borges Zaccaria, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos