Universidades que ofertam cursos EaD no estado de Santa Catarina: uma comparaçâo entre o nível de maturidade e o índice potencial de maturidade

Cleide Tirana Nunes Possamai, Leomar dos Santos

Resumo


Em virtude de sua constante evolução, a Educação a Distância tornou-se um tema de intensas pesquisas, afinal o objetivo desta modalidade de ensino é facilitar o acesso à população a aperfeiçoamento constate, principalmente pela utilização frequente de novas tecnologias e sua modernização, consolidando-se desta forma como uma opção que a população encontra para se atualizar. Este estudo tem por objetivo comparar o nível de maturidade e o índice potencial de maturidade nas instituições de ensino que ofertam cursos em EAD no Estado de Santa Catarina. Para atingir este objetivo utilizou-se um modelo de maturidade adaptado para as características deste segmento. Por meio de uma pesquisa quantitativa, descrita, de corte transversal e método survey, os dados deste estudo foram obtidos. O tratamento destes dados concretizou-se por meio da moda. A tabulação foi efetuada para identificar o NM e o IPM de cada IES buscando realizar a devida comparação. Os achados da pesquisa apresentam o nível de maturidade e o índice potencial de maturidade de cada IES, bem como a comparação entre ambos para verificar se existe um nível de maturidade que seja ideal para as Universidades de Santa Catarina que ofertam cursos em EAD.


Palavras-chave


Educação a distância; Nível de maturidade; Índice potencial de maturidade

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p72

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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