Mobilidade acadêmica: um estudo comparativo no contexto de instituições universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p252Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar quais as convergências encontradas nas ações de mobilidade acadêmica em duas instituições de educação superior de diferentes países. Em relação à metodologia utilizada, para fins de investigação a pesquisa caracterizou-se como descritiva, e quanto aos meios de investigação, como pesquisa bibliográfica e de campo. A população-alvo do trabalho foram os gestores dos setores de Relações Internacionais das instituições de ensino e os acadêmicos que realizaram mobilidade de 2006 a 2015. Para esta pesquisa, os dados foram oriundos de dados primários e secundários, e a técnica de coleta de dados foi qualitativa, havendo dois instrumentos de coleta de dados: um questionário para os acadêmicos e uma entrevista semi-estruturada com os gestores. A análise do discurso foi realizada quanto a abordagem qualitativa. A pesquisa permitiu com que os acadêmicos sugerissem melhorias para suas Instituições de ensino a partir de suas percepções das políticas de mobilidade da instituição. Averiguou-se que as convergências encontradas nas ações de mobilidade acadêmica nas instituições são principalmente os acordos bilaterais que ambas possuem com instituições estrangeiras, o perfil de acadêmicos que realizam programas de mobilidade e o fato de conseguirem contemplar os mesmos com bolsas de mobilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).