Comunicação interna em instituições públicas de ensino superior: canais e conteúdos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e73482Resumo
A comunicação interna vem sendo apontada como uma aliada no fortalecimento das interações, no sentimento de valorização, bem como no engajamento dos colaboradores com as metas e objetivos organizacionais. Assim sendo, este estudo busca analisar a prática da comunicação interna em uma determinada instituição de ensino superior, a fim de mapear as preferências dos funcionários em relação aos canais e conteúdos. Para tanto, foi utilizado o estudo de caso, por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa. Concluiu-se que o e-mail é o canal mais utilizado; e que as mídias sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas não têm uma boa aceitabilidade, enquanto a comunicação face a face é bem aceita pelos colaboradores. Em relação aos conteúdos, foi apontado o interesse pela divulgação de decisões da gestão, do Conselho Superior, planejamento e assuntos relacionados à gestão de pessoas. Assim, os resultados desta pesquisa pretendem ser uma fonte de assessoramento para que gestores públicos educacionais possam avaliar, definir ou redefinir suas ações de comunicação interna, como também visa ajudá-los a fortalecerem suas interações e relacionamentos com seus públicos estratégicos; e, consequentemente, refletirem de forma positiva na prestação dos serviços ofertados à sociedade.
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