O olhar docente e discente sobre responsabilidade social universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e74569

Palavras-chave:

Campus Responsável, Modelo de Análise da RSU, Compromisso Social, Universidade Pública Federal.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a Responsabilidade Social Universitária (RSU) na visão de docentes e discentes de uma Universidade Federal. Tendo em vista a natureza da universidade, o estudo foi desenvolvido com base no modelo de análise da RSU proposto por Vallaeys, Cruz e Sasia (2009). Foram abordados os eixos Campus Responsável, Formação Profissional e Cidadã, Gestão Social do Conhecimento e Participação Social. A base teórica discute brevemente o modelo utilizado para análise. O delineamento metodológico adotado caracteriza um estudo descritivo quantitativo, tendo como unidade de análise a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para isso um questionário foi aplicado a fim de verificar se o modelo usado descreve a concepção dos docentes e discentes a respeito da RSU praticada na UFFS. Os resultados da regressão múltipla revelam que, apesar de terem percepções diferentes sobre o compromisso social desenvolvido pela Instituição, docentes e discentes compreendem o compromisso social a partir do Eixo Campus Responsável, que implica em integrar as preocupações de responsabilidade social de forma transversal na estratégia e na matriz base das atividades desenvolvidas.

Biografia do Autor

Elise Cristina Eidt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2015) e mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Rosane Calgaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui doutorado em Administração pela Universidade Positivo (PMDA/UP); (2016); mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003); especialização em marketing pela UFPR (1998); graduação em Administração pela Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (1994), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão. Atua na docência e na pesquisa em Administração principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, estudos organizacionais e gestão de recursos humanos.

Larissa de Lima Trindade, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado (2016) em Ciência Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, com Doutorado Sanduíche junto a Kent State University, Ohio, USA (2015-2016), bolsista Capes/Fulbright. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC. Tem experiência na área de Administração, Ciências Contábeis e Políticas Públicas atuando principalmente nos temas: sustentabilidade, responsabilidade socioambiental em organizações públicas e privadas, políticas públicas ambientais, governança ambiental e Finanças.

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Administração pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Francisco Beltrão-PR, Brasil; Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau-SC, Brasil; Doutora em Administração pela Universidade Positivo – UP, Curitiba-PR, Brasil.

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Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos