Fatores constitutivos da escolha pela graduação de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76165

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de identificar os fatores que constituem a escolha pela graduação em Ciências Contábeis, sob a ótica de discentes de uma Instituição de Ensino Superior Federal localizada no Estado do Mato Grosso do Sul. O estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem quantitativa do problema. A obtenção dos dados erigiu-se da aplicação de questionário estruturado, junto aos graduandos de Ciências Contábeis. A análise dos dados obtidos foi baseada em análise fatorial exploratória. A partir dos resultados, foi possível identificar 10 (dez) fatores direcionadores da escolha pela graduação em contabilidade: a vocação pessoal, o curso não foi a primeira opção do aluno, os pais não gostaram da escolha, os discentes consideram não ter condições financeiras, avaliam que o curso proporciona autonomia, oferece oportunidades de criar a própria empresa, desenvolve o intelectual, contribui com o crescimento profissional e traz estabilidade aos graduados em contabilidade. Estes fatores foram classificados em cinco componentes, com percentual de 78,548 de variância explicada.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus II de Três Lagoas.

Doutorado em Ciências Contábeis pela (UNISINOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019),

Mestrado em Engenharia de Produção pela (UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba (2005), Especialização em Administração Contábil e Controladoria pelo (UNIFEV) Centro Universitário de Votuporanga (2000); e

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga (1994).

Professor adjunto da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas. Atua na graduação de Ciências Contábeis.

Sirlei Tonello Tisott, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus II de Três Lagoas.

Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).

Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), e

Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996), Especialização em Contabilidade Gerencial (2000),

Professora adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Campus II de Três Lagoas. Atua na graduação de Ciências Contábeis.

Clari Schuh, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Doutora e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou estágio de doutoramento na Universidad de Sevilla (US), na Espanha, subsidiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.

Especialização em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Professora no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Tamires Sousa Araújo, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus II de Três Lagoas.

Doutora em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus II de Três Lagoas, Atua na graduação de Ciências Contábeis.

André Luiz Francisco, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus II de Três Lagoas.

Mestrado em Geografia pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013);

Especialização em Finanças e Contabilidade pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003);

Graduado em Administração pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002).

Professor Assistente na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus II de Três Lagoas. Atua na graduação de administração.

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Publicado

2021-05-01

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Artigos