Estratégias de carreira: estudo de caso dos estudantes de administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e82141

Resumo

Este estudo analisa a gestão da própria carreira de acadêmicos de Administração. O objetivo é analisar quais são as estratégias de gerenciamento de carreira dos estudantes do curso de Administração no seu preparo para o mercado de trabalho. O estudo possui abordagem quali-quantitativa, procedimento de estudo de caso e técnica de questionário aplicado via survey. Participaram deste estudo 78 estudantes de graduação. Os resultados foram apresentados de forma descritiva e contaram com análise de conteúdo. Os resultados demonstraram como os conteúdos abordados em sala de aula ajudam-nos a explorar a área e a abrir um leque de aprendizado e de oportunidade para o acadêmico. As habilidades socioemocionais, como criatividade, organização, comunicação, trabalho em grupo/cooperativismo, pensamento crítico e raciocínio lógico foram as mais desenvolvidas pelos acadêmicos dessa pesquisa. Poucos realizaram cursos de curta duração e/ou participaram de eventos científicos. A maioria desenvolveu sua rede de contatos profissionais pelo contato interpessoal e pelas redes sociais e tem familiares e amigos que contribuem no desenvolvimento da carreira. Conclui-se que os estudantes preparam-se desenvolvendo plano de carreira adaptável. Nesse sentido a Faculdade contribuiu com competências socioemocionais e gerenciais. A rede de contatos profissionais foi desenvolvida de modo interpessoal e pelas redes sociais. Além disso, a família e os amigos possuem influência no preparo dos estudantes durante a vivência dessa fase.

 

Biografia do Autor

Priscila Cembranel, UNISOCIESC/UFPR

Dra. em Administração e Turismo, pós-doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná, docente na Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC Jaraguá do Sul/SC)

Lucas Johann Wilbert da Silva, UNISOCIESC Jaraguá do Sul

Graduando em Administração pela Unisociesc Jaraguá do Sul/SC

Eloah Wilbert da Silva, UNISOCIESC Jaraguá do Sul

Graduando em Administração pela Unisociesc Jaraguá do Sul

Breno Wilson Leite Medeiros, Universidade de São Paulo

Doutorando em Linguística Textual e Teorias do Discurso em Português

Referências

ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). Educação Superior no Brasil: contextos e perspectivas (2019). Disponível em: <https://abmes.org.br/abmes-pesquisas/detalhe/35/educacao-superior-no-brasil-contextos-e-perspectivas-censo-da-educacao-superior-2018>. Acesso em: 25 mai 2021.

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; MARTINS, Gustavo Henrique; HERNÁNDEZ, Débora Noemí. Por que os adolescentes buscam fazer orientação profissional? Um estudo preditivo com estudantes brasileiros. Trends Psychology/Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, vol. 26, nº 4, p. 1971-1984 - Dezembro/2018. DOI: 10.9788/TP2018.4-10Pt.

BARROS, Mariana Varandas Camargo de; NORONHA, Ana Paula Porto; AMBIEL Rodolfo Augusto Matteo. Afetos, Interesses Profissionais e Personalidade em Alunos do Ensino Médio. Rev. Brasil. de Orientação Profissional, jul-dez. 2015, vol. 16, nº 2, 161-171. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 maio 2021.

BRANTS, Jéssica Bulhosa et al. Empreendedorismo acadêmico no curso de administração da UNIR. Revista Pretexto, Belo Horizonte v. 16, n 2, p. 59-74 abr/jun 2015.

BRASIL. Lei nº 4.769 de 9 de Setembro de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico de Administração, e dá outras providências. Site do planalto da República Federativa do Brasil, Brasília, 9 de setembro de 1965. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4769.htm>. Acesso em: 29/04/2020.

CAMPARA, Jéssica Pulino; VIEIRA, Kelmara Mendes; POTRICH, Ani Caroline Grigion. Satisfação Global de Vida e Bem-estar Financeiro: desvendando a percepção de beneficiários do Programa Bolsa Família. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, 51(2):182-200, mar - abr 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612156168.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SILVA, Roberto Rafael Dias. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 173-190, jan-mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.44451.

CASTRO, Denise Gutierrez; KUBO, Edson Keyso de Miranda; FARINA, Milton Carlos. A atuação de administradores de empresas em órgãos públicos: a identificação organizacional diante de uma formação voltada a negócios. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, nº 2, 186-203, Abr.-Jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395158911.

CRA-RS. Guia do Administrador. Site do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. Disponível em: < https://crasc.org.br/crasc/conteudo/Guias/Guia%20completo%20.pdf>. Acesso em: 25 abr 2021.

FALASTER, Christian; FERREIRA, Manuel Portugal; CANELA, Renata. Motivos de rejeição dos artigos nos periódicos de administração. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 23, n. 77, p. 285-306, Abr./Jun. 2016. DOI: 10.1590/1984-9230776.

FIORINI, Milena Carolina; BARDAGI, Marúcia Patta Bardagi. Funcionamento familiar, diferenciação do self e adaptabilidade de carreira de universitários brasileiros. Psicología desde el Caribe. Vol. 35, nº 3, p. 210-183, set/dez de 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14482/psdc.33.2.7278.

GOTTSCHALK, Luciane Leila Linden; MONTEIRO, Janine Kieling; ANDRETTA, Ilana. Coaching cognitivo-comportamental: relato de uma intervenção breve de carreira na transição universidade-trabalho. Psicologia em estudo, v. 24, e39798, 2019. DOI: 10.4025/1807-0329e39798.

GUIMARÃES, Tomás Aquino et al. A ANPAD e o processo de institucionalização da comunidade científica brasileira de Administração. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, Edição Especial, p. 523-537. Out. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395173273.

HERNÁNDEZ, Braulio Raúl. Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais nos Professores da Graduação em Administração da UNEDL. PASSEIO. Revista. Ibero-americana de Investigação e Desenvolvimento Educacional, vol.8 nº 15, Guadalajara, jul-dez de 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.23913/ride.v8i15.305.

HERNANDEZ, Carlos; GONZALEZ, Domingo. Study of the Start-Up Ecosystem in Lima, Peru: Analysis of Interorganizational Networks. Journal of Technology Management & Innovation, Santiago, v. 12, n. 1, p. 71-83, 2017. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242017000100008.

IMASATO, Takeyoshi; PERLIN, Marcelo Scherer; BORENSTEIN, Denis. Análise do Perfil dos Acadêmicos e de suas Publicações Científicas em Administração. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, art. 4, pp. 62-83, Jan./Fev. 2017. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150329.

LEAL, Jackeline. Carreira técnica ou de gestão? Revista O Papel, p. 39-40, Setembro/September 2018. Disponível em: http://www.revistaopapel.org.br/edicoes_impressas/142.pdf Acesso em: 20 mai 2021.

MOREIRA, Martiele Gonçalves; SILVA, Andressa Hennig; GOMES, Michel Everton Ramos. Percepção de sucesso na carreira: um estudo com docentes de universidades federais do Rio Grande do Sul. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 63-80, jul-set, 2018. DOI: 10.21714/pretexto.v19i3.4762.

MURGO, Camélia Santina; BARROS, Leonardo de Oliveira; SENA, Bárbara Cristina Soares. Associações entre Estilos Parentais, Interesses e Indecisão Profissional em Estudantes do Ensino Médio. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 23, n. 4, p. 693-703, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230409.

NEVES, Artur Carlos das. et al. Diagnóstico e análise das competências dos conselheiros de administração. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 57, n. 5, set-out 2017, p. 453-469. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020170504.

OLIVEIRA, Marina Cardoso de. et al. Sucesso na Carreira na Perspectiva de Recém-Formados: Implicações para Aconselhamento e Gestão. Paidéia, São Paulo: Ribeirão Preto, vol.29, Epub 29 de abr de 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913.

PAIXÃO, Claudiane Reis da; SILVEIRA, Amélia; NASCIMENTO, Sabrina do. A estratégia em organizações e o processo estratégico de gestão de pessoas. Revista Alcance, eletrônica, vol. 26, n. 2, p. 168-182, Mai./Ago. 2019. DOI: 10.14210/alcance.v26n2(mai/ago).

PITHAN, Liana Haygert; VACLAVIK, Marcia Cristiane; OLTRAMARI, Andrea Poleto. Carreiras vulneráveis: uma análise das demissões da mídia como um ponto de inflexão para jornalistas. Cad. EBAPE.BR, v. 18, nº 1, Rio de Janeiro, Jan-Mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395173439.

SÁNCHEZ, Marisa Analia; SÁNCHEZ, Giselle Pinochet. O papel das mídias sociais virtuais na difusão de conhecimento e informação: estudo de caso. Revista Universidade e Negócios, vol.19, nº 32, Bogotá, jan-jun. de 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.12804/http://revistas.urosario.edu.co/index.php/empresa/article/view/484.

SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/pesquisas/mapa-do-ensino-superior/>. Acesso em: 29 abr 2021.

SILVA, Júlio Fernando da et al. Carreiras: percepções dos trabalhadores sobre o apoio das organizações ao seu crescimento profissional. Tourism & Management Studies, vol.15, no.4, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18089/tms.2019.150404.

SILVA, Rodrigo Cunha da et al. Âncoras e valores sob diferentes perspectivas da gestão de carreira. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, São Paulo, v. 18, n. 59, p. 145-162, jan./mar. 2016. DOI: 10.7819/rbgn.v18i59.2260.

SOUZA, Donizeti Leandro de; ZAMBALDE, André Luiz. Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de Administração de Minas Gerais, Brasil. Revista de Administração da USP (RAUSP), São Paulo, v.50, n.3, p.338-352, jul./ago./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1204.

VALENTINI, Felipe et al. Construção, estrutura interna e controle de aquiescência do Inventário de Suporte às Habilidades Socioemocionais. O Estudo de psicol., Campinas. vol. 37. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e180161.

VEIGA, Ricardo Teixeira et al. Validação de Escalas para Investigar a Gestão Financeira Pessoal. Revista brasileira de gestão e negócios. vol.21, nº 2, São Paulo Abr-Jun 2019. Epub Aug 26, 2019. DOI: 10.7819/rbgn.v21i2.3976.

WOOD JUNIOR, Thomaz; SOUZA, Renato José de. Os caminhos da pesquisa científica em administração em busca da relevância perdida. Revista Organizações & Sociedade. v. 26, nº 90, p. 535-557, jul-set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9260907.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos