Gestão educacional: proposta de uma abordagem objetiva para mensuração da eficiência da rede federal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84197

Resumo

Para o fortalecimento da educação pública, mais especificamente em relação à melhoria dos aspectos internos da gestão das instituições federais de ensino, verifica-se cada vez mais a necessidade e o interesse pelo aumento da eficiência. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo propor uma abordagem objetiva para medir a eficiência das instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) utilizando as técnicas de Análise de Componentes Principais (ACP) e Análise Envoltória de Dados (DEA), e que, por conseguinte, possa auxiliar o gestor escolar na gestão dos recursos públicos. No que concerne aos métodos utilizados, esta pesquisa é aplicada, com uma abordagem quantitativa e descritiva. Ademais, utilizou-se como base de dados os indicadores da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) para o ano de 2020. De posse dos resultados foi possível excluir variáveis de entrada e saída redundantes, apontar o IFSULDEMINAS como única UTD eficiente e referência para 27,5% das UTDs e destacar positivamente as regiões sul e sudeste como aquelas que mais apresentaram UTDs próximas a fronteira de eficiência e negativamente as regiões centro-oeste, norte e nordeste.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Oliveira Silva, CEFETMG

1) 

  • Graduação tecnológica em gestão financeira Estácio de Sá (2012)
  • Graduação em Engenharia de Produção IFMG (2017).

2) CEFETMG

3) Departamento de Ciências Sociais Aplicadas no programas de pós-graduação em Administração.

 

Elisangela Martins de Sá, CEFET MG

1)

  • Bacharel em Matemática Computacional pela UFMG (2008).
  • Mestre em Engenharia de Produção na área de concentração produção e logística pela UFMG (2011).
  • Doutora em engenharia de produção na área de concentração otimização de sistemas logísticos e de grande porte pela UFMG (2015).
  • Pós-doutorado em engenharia de produção na UFSCar (2016).

2) CEFET MG

3)  Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e credenciada nos programas de pós-graduação em Administração e em Modelagem Matemática e Computacional do CEFET MG.

Brasilio Alves Freitas, IFMG

1)

  • Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1989)
  • Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000).
  • Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG). 

2) Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

3) Departamento de matemática do IFMG

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Publicado

2022-03-15

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Artigos