Aplicação da aprendizagem baseada em projeto no curso superior de administração: contribuições na aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e formação profissional dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84217Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em projetos, Habilidades, AprendizagemResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar quais são as contribuições da aplicação da metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP,) na aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e na formação profissional dos alunos em curso de Bacharel em Administração. Realizou-se estudo empírico qualitativo, por meio de um questionário aberto, que gerou um corpus de análise textual tratado pela técnica de análise de conteúdo. Ao todo participaram do estudo 19 alunos que desenvolveram a metodologia ABP no semestre. Dentre os principais resultados, observa-se que houve contribuições da ABP para a aprendizagem dos alunos nas áreas conceituais, procedimentais e atitudinais da disciplina. Quanto ao desenvolvimento de habilidades pelos alunos, todas as listadas em estudos anteriores foram desenvolvidas durante o processo, porém, as mais recorrentes foram: Comunicação; Trabalho em Equipe; Planejamento/Organização; Tomar Decisões; Resolução de Problemas; Relacionamento Interpessoal. Além disso, também foi possível confirmar o impacto positivo na formação profissional do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho. O estudo contribuiu para validar as contribuições que a utilização da metodologia da ABP possui, em especial no ensino da administração, principalmente em disciplinas com escopo teórico.
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