Política de cotas e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre as categorias de vagas da UFF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e85521

Palavras-chave:

DEA, Desempenho Acadêmico, Política de Cotas, Análise Envoltória de Dados, Lei de Cotas

Resumo

A Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) tem contribuído para o acesso da classe menos favorecida às instituições federais de ensino superior. Diante de sua importância, se faz necessário entender de que forma esta política vem sendo implementada nestas instituições e identificar os resultados alcançados pelos estudantes beneficiados pelas cotas. Dentro deste contexto, esta pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas e não-cotistas, em suas diferentes categorias de vagas, do curso de Ciências Contábeis da UFF de Volta Redonda. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma análise através da estatística descritiva sobre os dados referentes aos estudantes das diversas categorias de vagas deste curso no período entre 2013 e 2019. Também foi utilizada a técnica da Análise Envoltória de Dados (DEA) para mensurar a eficiência acadêmica dos estudantes que estavam na condição de formados neste período. Os resultados desta pesquisa mostraram que, comparativamente, as médias de eficiência das categorias avaliadas foram similares, indicando não haver grandes diferenças entre o desempenho acadêmico dos estudantes dessas categorias. Além disso, identificou-se ainda um percentual elevado de cancelamentos de matrículas dos estudantes, principalmente da categoria “ampla concorrência”, expondo assim a necessidade de ações mitigatórias.

Biografia do Autor

José Erinaldo dos Santos Nascimento, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF-VR)

Mariana Pereira Bonfim, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Professora do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF-VR)

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2022-08-08

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Artigos