Código de vaga discente e o sistema de ensino superior: Definição, especificação e operacionalização de um modelo informacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e85526Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior, Código de Vaga Discente, Modelagem de Dados, Especificação ComputacionalResumo
O controle sobre vagas discentes continua sendo um assunto não teorizado nas instituições de ensino superior (IES). Tal situação tem dificultado o desenvolvimento de mecanismos para descrição e gerenciamento adequados da disponibilidade e ocupação de vagas em cursos de graduação. Este artigo adota abordagem design science research para caracterizar esta classe específica de problemas e se concentra na proposição, descrição e validação de um artefato denominado código de vaga discente (CVDi). O artigo fornece a definição conceitual de CVDi, sua operacionalização na rotina organizacional das IES, a especificação genérica de uma implementação computacional do conceito e a discussão sobre a possível aplicação na tomada de decisão e gestão da graduação.
Referências
ALLEN, P., BILLINGS, L., CANNON, S., MAJORS, J., SPORTSMAN, S., BALLESTEROS, P. A., ... & LOUDER, J. (2011). West Texas nursing education portal project: Developing a regional centralized application system. Journal of Professional Nursing, 27(3), 140-144. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2010.10.008
AXELSSON, K., & GOLDKUHL, G. (2008). The Social Construction of Data Stability: Discovering Tactics for Establishing and Preserving Stability in Data Bases. In 16th European Conference on Information Systems, 9-11 June, Galway, Ireland. International university of Ireland.
BOOCH, G., RUMBAUGH, J., & JACOBSON, I. (2006). UML: guia do usuário. Elsevier Brasil.
CHEN, P. P. S. (1976). The entity-relationship model: Toward a unified view of data. ACM Transactions on Database Systems, 1(1), 9-36. https://doi.org/10.1145/320434.320440
COSTA, F. J., COSTA, P. R. S., & DE MOURA JR., P. J. (2017). Diplomação, Evasão e Retenção: Modelo Longitudinal de Análise para o Ensino Superior. Editora da UFPB, João Pessoa.
DEBERARD, M. S., SPIELMANS, G. I., & JULKA, D. L. (2004). Predictors of academic achievement and retention among college freshmen: A longitudinal study. College Student Journal, 38(1), 66-80.
Decree n. 5.773 from Presidência da República do Brasil. (2006). Diário Oficial da União, May 9th, 2006, available at http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/dec5773.htm, visited on September 19th, 2017.
Decree n. 8.259 from Presidência da República do Brasil. (2014). Diário Oficial da União, May 29th, 2014, available at http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8259.htm, visited on September 15th, 2017.
DRESCH, A., LACERDA, D. P., & JÚNIOR, J. A. V. A. (2015). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora.
GERSHENFELD, S., WARD HOOD, D., & ZHAN, M. (2016). The role of first-semester GPA in predicting graduation rates of underrepresented students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 17(4), 469-488. https://doi.org/10.1177/1521025115579251
JUS. (2017). Blog jus.com.br, available at https://jus.com.br/duvidas/262879/a-nomeacao-nao-sai-por-falta-de-codigo-de-vaga-ilegal, visited on September 14th, 2017.
Law n. 12.772 from Presidência da República do Brasil. (2012). Diário Oficial da União, Dec 28th, 2012, available at http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm, visited on September 14th, 2017.
Ordinance n. 1.457 from Universidade Federal de Sergipe. (2017). Diário Oficial da União, 15 setembro de 2017, available at http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=16&data=19/09/2017, visited on September 19th, 2017.
Ordinance n. 85.768 from Universidade Federal de Santa Maria. (2017). Diário Oficial da União, 14 setembro de 2017, available at http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=30&data=19/09/2017, visited on September 19th, 2017.
Ministerial Ordinance n. 21 from Ministério da Educação. (2012). Diário Oficial da União, 05 novembro de 2012, available at https://www.uffs.edu.br/ingresso/processo-seletivo-2017/documentacao-sisu-1/lei-no-12-711-2012, visited on September 15th, 2017.
Ministerial Ordinance n. 913 from Ministério da Educação. (2015). Diário Oficial da União, 27 de novembro de 2015, available at http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27791-portarias-seres-cursos-autoriza-30nov-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192, visited on September 19th, 2017.
Ministerial Ordinance n. 1.181 from Ministério da Educação. (2012). Diário Oficial da União, 20 setembro de 2012, available at http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/diretorias-de-gestao/dircom/noticias/noticias/link/portaria-no-1.181-de-19-de-setembro-de-2012, visited on September 15th, 2017.
Ministerial Ordinance n. 399 Interministerial. (2016). Diário Oficial da União, 13 de dezembro de 2016, available at http://www.utfpr.edu.br/servidores/portal/teste-1/PortariaInterministerial399de13.12.2016.pdf, visited on September 19th, 2017.
PITMAN, T., KOSHY, P., & PHILLIMORE, J. (2015). Does accelerating access to higher education lower its quality? The Australian experience. Higher Education Research & Development, 34(3), 609-623. https://doi.org/10.1080/07294360.2014.973385
Resolution n. 16 from Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba. (2015). Available at http://www.prg.ufpb.br/antigo/sites/default/files/Rsep16_2015.pdf, visited on September 19th, 2017.
SIPSER, M. (2007). Introdução à Teoria da Computação. 2ª ed. Editora Thomson.
UFSC. (2017). Dúvidas frequentes sobre redistribuição, Universidade Federal de Santa Catarina, disponível em http://prodegesp.ufsc.br/duvidas-frequentes-sobre-redistribuicao/, visited on 14/09/2017.
UFCA. (2017). CONSUP aprova a extinção do curso de História do campus de Icó. Available at http://www.ufca.edu.br/portal/noticias/noticias-ufca/item/5769-consup-aprova-a-extincao -do-curso-de-historia-do-campus-de-ico, visited on September 26th, 2017
Technical Note n. 57 from Ministério da Educação. (2016). Available at http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=40781-sei-nota-tecnica57-2016-pdf&Itemid=30192, visited on September 15th, 2017.
TEOREY, T. J. (1999). Database modeling & design. Morgan Kaufmann, San Diego.
TEOREY, T. J., BUXTON, S., FRYMAN, L., GÜTING, R. H., HALPIN, T., HARRINGTON, J. L., & NADEAU, T. P. (2008). Database design: know it all. Morgan Kaufmann, Burlington.
TINTO, V. (1987). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 5801 S. Ellis Avenue, Chicago, IL 60637.
VAN AKEN, J., CHANDRASEKARAN, A., & HALMAN, J. (2016). Conducting and publishing design science research: Inaugural essay of the design science department of the Journal of Operations Management. Journal of operations management, 47, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.jom.2016.06.004
WIBROWSKI, C. R., MATTHEWS, W. K., & KITSANTAS, A. (2017). The role of a skills learning support program on first-generation college students’ self-regulation, motivation, and academic achievement: A longitudinal study. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 19(3), 317-332. https://doi.org/10.1177/1521025116629152
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).