Código de vaga discente e o sistema de ensino superior: Definição, especificação e operacionalização de um modelo informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e85526

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Código de Vaga Discente, Modelagem de Dados, Especificação Computacional

Resumo

O controle sobre vagas discentes continua sendo um assunto não teorizado nas instituições de ensino superior (IES). Tal situação tem dificultado o desenvolvimento de mecanismos para descrição e gerenciamento adequados da disponibilidade e ocupação de vagas em cursos de graduação. Este artigo adota abordagem design science research para caracterizar esta classe específica de problemas e se concentra na proposição, descrição e validação de um artefato denominado código de vaga discente (CVDi). O artigo fornece a definição conceitual de CVDi, sua operacionalização na rotina organizacional das IES, a especificação genérica de uma implementação computacional do conceito e a discussão sobre a possível aplicação na tomada de decisão e gestão da graduação.

Biografia do Autor

Pedro Jácome de Moura Júnior, UFPB

Doutor em Administração

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Administração

Francisco José da Costa, UFPB

Doutor em Administração

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Administração

Referências

ALLEN, P., BILLINGS, L., CANNON, S., MAJORS, J., SPORTSMAN, S., BALLESTEROS, P. A., ... & LOUDER, J. (2011). West Texas nursing education portal project: Developing a regional centralized application system. Journal of Professional Nursing, 27(3), 140-144. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2010.10.008

AXELSSON, K., & GOLDKUHL, G. (2008). The Social Construction of Data Stability: Discovering Tactics for Establishing and Preserving Stability in Data Bases. In 16th European Conference on Information Systems, 9-11 June, Galway, Ireland. International university of Ireland.

BOOCH, G., RUMBAUGH, J., & JACOBSON, I. (2006). UML: guia do usuário. Elsevier Brasil.

CHEN, P. P. S. (1976). The entity-relationship model: Toward a unified view of data. ACM Transactions on Database Systems, 1(1), 9-36. https://doi.org/10.1145/320434.320440

COSTA, F. J., COSTA, P. R. S., & DE MOURA JR., P. J. (2017). Diplomação, Evasão e Retenção: Modelo Longitudinal de Análise para o Ensino Superior. Editora da UFPB, João Pessoa.

DEBERARD, M. S., SPIELMANS, G. I., & JULKA, D. L. (2004). Predictors of academic achievement and retention among college freshmen: A longitudinal study. College Student Journal, 38(1), 66-80.

Decree n. 5.773 from Presidência da República do Brasil. (2006). Diário Oficial da União, May 9th, 2006, available at http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/dec5773.htm, visited on September 19th, 2017.

Decree n. 8.259 from Presidência da República do Brasil. (2014). Diário Oficial da União, May 29th, 2014, available at http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8259.htm, visited on September 15th, 2017.

DRESCH, A., LACERDA, D. P., & JÚNIOR, J. A. V. A. (2015). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora.

GERSHENFELD, S., WARD HOOD, D., & ZHAN, M. (2016). The role of first-semester GPA in predicting graduation rates of underrepresented students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 17(4), 469-488. https://doi.org/10.1177/1521025115579251

JUS. (2017). Blog jus.com.br, available at https://jus.com.br/duvidas/262879/a-nomeacao-nao-sai-por-falta-de-codigo-de-vaga-ilegal, visited on September 14th, 2017.

Law n. 12.772 from Presidência da República do Brasil. (2012). Diário Oficial da União, Dec 28th, 2012, available at http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm, visited on September 14th, 2017.

Ordinance n. 1.457 from Universidade Federal de Sergipe. (2017). Diário Oficial da União, 15 setembro de 2017, available at http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=16&data=19/09/2017, visited on September 19th, 2017.

Ordinance n. 85.768 from Universidade Federal de Santa Maria. (2017). Diário Oficial da União, 14 setembro de 2017, available at http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=30&data=19/09/2017, visited on September 19th, 2017.

Ministerial Ordinance n. 21 from Ministério da Educação. (2012). Diário Oficial da União, 05 novembro de 2012, available at https://www.uffs.edu.br/ingresso/processo-seletivo-2017/documentacao-sisu-1/lei-no-12-711-2012, visited on September 15th, 2017.

Ministerial Ordinance n. 913 from Ministério da Educação. (2015). Diário Oficial da União, 27 de novembro de 2015, available at http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27791-portarias-seres-cursos-autoriza-30nov-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192, visited on September 19th, 2017.

Ministerial Ordinance n. 1.181 from Ministério da Educação. (2012). Diário Oficial da União, 20 setembro de 2012, available at http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/diretorias-de-gestao/dircom/noticias/noticias/link/portaria-no-1.181-de-19-de-setembro-de-2012, visited on September 15th, 2017.

Ministerial Ordinance n. 399 Interministerial. (2016). Diário Oficial da União, 13 de dezembro de 2016, available at http://www.utfpr.edu.br/servidores/portal/teste-1/PortariaInterministerial399de13.12.2016.pdf, visited on September 19th, 2017.

PITMAN, T., KOSHY, P., & PHILLIMORE, J. (2015). Does accelerating access to higher education lower its quality? The Australian experience. Higher Education Research & Development, 34(3), 609-623. https://doi.org/10.1080/07294360.2014.973385

Resolution n. 16 from Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba. (2015). Available at http://www.prg.ufpb.br/antigo/sites/default/files/Rsep16_2015.pdf, visited on September 19th, 2017.

SIPSER, M. (2007). Introdução à Teoria da Computação. 2ª ed. Editora Thomson.

UFSC. (2017). Dúvidas frequentes sobre redistribuição, Universidade Federal de Santa Catarina, disponível em http://prodegesp.ufsc.br/duvidas-frequentes-sobre-redistribuicao/, visited on 14/09/2017.

UFCA. (2017). CONSUP aprova a extinção do curso de História do campus de Icó. Available at http://www.ufca.edu.br/portal/noticias/noticias-ufca/item/5769-consup-aprova-a-extincao -do-curso-de-historia-do-campus-de-ico, visited on September 26th, 2017

Technical Note n. 57 from Ministério da Educação. (2016). Available at http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=40781-sei-nota-tecnica57-2016-pdf&Itemid=30192, visited on September 15th, 2017.

TEOREY, T. J. (1999). Database modeling & design. Morgan Kaufmann, San Diego.

TEOREY, T. J., BUXTON, S., FRYMAN, L., GÜTING, R. H., HALPIN, T., HARRINGTON, J. L., & NADEAU, T. P. (2008). Database design: know it all. Morgan Kaufmann, Burlington.

TINTO, V. (1987). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 5801 S. Ellis Avenue, Chicago, IL 60637.

VAN AKEN, J., CHANDRASEKARAN, A., & HALMAN, J. (2016). Conducting and publishing design science research: Inaugural essay of the design science department of the Journal of Operations Management. Journal of operations management, 47, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.jom.2016.06.004

WIBROWSKI, C. R., MATTHEWS, W. K., & KITSANTAS, A. (2017). The role of a skills learning support program on first-generation college students’ self-regulation, motivation, and academic achievement: A longitudinal study. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 19(3), 317-332. https://doi.org/10.1177/1521025116629152

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos