Panorama da estrutura de setores de relações internacionais de instituições de educação superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86503Resumo
Nas primeiras décadas do século XXI, muitas instituições de educação superior (IESs) brasileiras tiveram seus setores de relações internacionais (SRIs) criados ou expandidos. Em consonância com a autonomia universitária, cada instituição pode definir a estrutura e o escopo de atuação de seu SRI, e não há legislação ou diretrizes ministeriais que fundamentam um ou outro modelo. O presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou a organização dos SRIs de 90 IESs brasileiras, por meio de um survey. Entre outros resultados, o estudo apontou que, em geral, os SRIs são formados por equipes pequenas, e suas estruturas estão majoritariamente ligadas diretamente ao gabinete do(a) dirigente máximo(a) da IES. Ainda que com equipes pequenas e baixos orçamentos, os SRIs respondem por uma multiplicidade de atividades diferentes, muitas vezes, sem que haja subsetores específicos e especializados para dar conta dessas atividades.
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