Inovação no contexto do ensino remoto emergencial, implementada por instituições de ensino superior, em Guarapuava - PR
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86586Resumo
A inovação é um dos principais fenômenos nas economias contemporâneas. Ela destaca-se como um fator que pode gerar vantagem competitiva e auxilia na sobrevivência das organizações, caracterizando-se como uma das fontes de crescimento e desenvolvimento. Assim, o presente estudo objetiva analisar a percepção dos estudantes das IES de Guarapuava quanto às inovações implementadas nas mesmas, para enfrentamento das condições impostas pelo COVID-19. A metodologia da pesquisa é descritiva quanto ao objetivo, realizada por meio de um levantamento survey. Os dados foram coletados através de 257 questionário e analisados estatisticamente. As inovações foram analisadas da perspectiva dos oito elementos estratégicos de serviços, que foram agrupados em três fatores, de acordo com a Análise Fatorial Exploratória. De maneira geral, os elementos serviços, pessoas, distribuição, processos, promoção, apresentam tendência positiva na perspectiva dos alunos. Já no preço, produtividade/qualidade e evidências físicas, as médias apontam para a neutralidade. A única questão com concordância elevada diz respeito ao fato das IES terem atendido amplamente as exigências relacionadas a pandemia. As médias dos fatores foram separadas por instituição, assim identificou-se que os Centros Universitários se destacam com as melhores médias, sendo que a Análise da Variância apontou diferenças estatisticamente significativas entre algumas IES.
Referências
BARCET, A. Innovation in services: a new paradigm and innovation model. In: Gallouj, F. & Djellal, F. (eds.). The Handbook of Innovation and Services. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2010. Disponível em: https://www.twirpx.com/file/565252/ Acesso em: 12 Jul. 2020.
BEZERRA, C. B et al. Impacto psicossocial do isolamento durante pandemia de covid-19 na população brasileira. Saúde Soc. v. 29, n. 4, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2020.v29n4/e200412/pt Acesso: 25 Nov. 2021.
BRASIL. LEI Nº 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2004/lei-10973-2-dezembro-2004-534975-publicacaooriginal-21531-pl.html#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20estabelece%20medidas,218%20e%20219%20da%20Constitui%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 25 Jun. 2020.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Bookman, 2011.
FERREIRA, G. S. M. et al. Pandemia do COVID-19 e as possibilidades de ressignificação das atividades de gestão no ensino superior. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 93. Disponível em: http://www.revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/ view/814/676 Acesso em: 18 Set. 2020.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS [recurso eletrônico]. 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
FITZSIMMONS, A.; FITZSIMMONS, J. Administração de Serviços [recurso eletrônico]. 7ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
FREEMAN, C. Inovação e Ciclos Longos de Desenvolvimento Econômico, 1984. Disponível em: https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/view/336/565 Acesso: 30 Fev. 2020.
FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovação Industrial. Campinas: Unicamp, 2008.
GALLOUJ, F. DJELLAL, F. The Handbook of Innovation and Services: a Multi-disciplinary Perspective. França: Edward Elgar, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=r8dY6UJ979sC&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false Acesso em: 30 Mar. 2020.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/files/2017/12/Gerhardt-e-Silveira.-M%C3%A9todos-de-Pesquisa-EAD-UFRGS.pdf Acesso em 20 Ago. 2020.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, J. C. F. et al. Inovação de Marketing em Instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 6, n. 2, p. 79-105, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273209295_Inovacao_de_marketing_em_Instituicoes_de_Ensino_Superior_da_Serra_Gaucha Acesso em 13 Jul. 2020.
GUIMARÃES, J. C. F. et al. A Influência da Inovação no Ensino, Qualidade e Comprometimento sobre a Retenção de Alunos no Ensino Superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, n. 1, 2019. p. 249-269. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/0cfd/2a67dae1166c5e837c6b14b0db29abef4530.pdf Acesso em 13 Jul. 2020.
INEP. Série Histórica por Município. 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior Acesso em: 29 Nov. 2020.
IPARDES. Caderno Estatístico: Estado do Paraná. 2020. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=19&btOk=ok Acesso em: 13 Jul. 2020.
IPARDES. Relação dos Munícipios do Estado Ordenados Segundo as Mesorregiões e as Microrregiões Geográficas do IBGE - Paraná, 2012. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/base_fisica/relacao_mun_micros_mesos_parana.pdf Acesso: 30 Mar. 2020.
LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.
MÉLO, C. B. et al. Ensino remoto nas universidades federais do Brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9866 Acesso em: 26 Nov. 2021.
OCDE. Manual de Oslo 2018: diretrizes para coletar, relatar e usar dados sobre inovação. 4 ed. 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/science/oslo-manual-2018-9789264304604-en.htm Acesso em: 30 Mar. 2020.
OPAS. Folha informativa – COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Acesso em: 13 Jul. 2020.
PACHECO, R. C. dos S.; SANTOS, N. dos; WAHRHAFTIG, Ramiro. Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade. Revista NUPEM, v. 12, n. 27, p. 94-128, 2020. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/825 Acesso: 25 Nov. 2021.
REAL, M. C. Gestão da Inovação. Organizado por Universidade Luterana do Brasil. – Canoas: Ed. ULBRA, 2015. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/42993238/livro-gestao-da-inovacao Acesso em 10 Jul. 2020.
RIBEIRO, H. C. M. CORRÊA, R. Ensino Remoto na Educação Superior em Tempos de Distanciamento Social: uma investigação nas IES privada de um grupo educacional do Brasil. Revista GUAL, v. 14, n. 3, p.139-161, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/79255/47183 Acesso em: 21 fev. 2022.
ROCHA, A. C.; BANISKI, G. M. Sistemas de Avaliação da Qualidade no Ensino Superior: um estudo comparativo em duas IES do Paraná. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 15-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/9492/5235 Acesso em 25 Nov. 2021.
SCHUMPETER, J. A. Capitalism, Socialism and Democracy. 3ª. ed. New York: Harper and Row, 1950. Disponível em: https://eet.pixel-online.org/files/etranslation/original/Schumpeter,%20Capitalism,%20Socialism%20and%20Democracy.pdf. Acesso em: 01 Fev. 2020.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
SCHUMPETER, J. A. Teoria Do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
SILVA FILHO, R. L.; RIVERA, C. Desafios e Soluções para uma Instituições de Ensino na Crise da Covid-19. Brasília: ABMS, 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/26082020_ArtigoLobo.pdf Acesso: 22 Set. 2020.
SILVA, M. A. F. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2005.
SOUSA, K. A. et al. Gestão da Informação em Tempos de Crise: a experiência da Universidade Federal do Tocantins na Pandemia COVID-19. Revista Desafios – v. 7, n. Supl. COVID-19, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/ view/8863/16712 Acesso em: 19 Set. 2020.
SUNDBO, J. The toilsome path of service innovation: the effects of the law of low human multi-task capability. In: GALLOUJ, F.; DJELLAL, F. The Handbook of Innovation and Services. Cheltnham: Edward Elgar, 2010.
TACHIZAWA, T; ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ynpcUb9voh8C&oi=fnd&pg=PA15&dq=Gest%C3%A3o+de+institui%C3%A7%C3%B5es+de+ensino&ots=PMQ7B__ROg&sig=Na3uNnyNOcL-LgYnFeGLpjG0V84#v=onepage&q=Gest%C3%A3o%20de%20institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20ensino&f=false Acesso em 25 Jun. 2020.
TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da Inovação. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Jyj1BgAAQBAJ&oi=fnd&pg= PR1&dq=TIDD,+J.%3B+BESSANT,+J.+Gest%C3%A3o+da+Inova%C3%A7%C3%A3o.+5+ed.+Porto+Alegre:+Bookman,+2015.&ots=onqLKhyDFL&sig=uU9YO6X3q9QFCFHc4R7cqhYhY3A#v=onepage&q&f=false Acesso em 10 Jul. 2020.
XIAO, C.; YI, L. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, V.; KHAN, N. (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist. org/features/collections/covid-19-and-student-focusedconcerns-threats-and-possibilities/ analysis-on-the-influence-of-epidemic-oneducation-in-china . Acesso em: 22 Set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).