Sustentabilidade na perspectiva de uma universidade brasileira: discurso e relações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86644

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Universidades Sustentáveis

Resumo

Este artigo relata um estudo sobre o discurso da sustentabilidade manifestado por uma Instituição de Ensino Superior brasileira, a Universidade Federal da Paraíba. Baseamos a pesquisa na comparação de documentos e mídias institucionais e sua influência na formação discursiva. Empregamos a Análise Sociológica do Discurso como método de pesquisa para captar silêncios em meio aos discursos e revelar ideologias que formam ações e omissões. Desta forma, comparamos o discurso e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Posições discursivas, configurações narrativas e espaços semânticos, considerados tendo como parâmetro os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, revelaram uma organização que busca seguir a sustentabilidade, mas com esforços no campo social, deixando em segundo plano outros aspectos ligados ao tema. O fechamento temporário de diversos setores da organização devido à pandemia do COVID-19 dificultou as observações e entrevistas. Esse fato pode ter limitado nossa percepção, impactando nas inferências e resultados. As pesquisas voltadas para o discurso das Instituições de Nível Superior não são comuns. As comparações entre o discurso organizacional e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem revelar compromissos institucionais com o tema, bem como ideias que influenciam, positiva ou negativamente, contextos e ideologias compartilhadas.

Biografia do Autor

José Florentino Vieira de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba sob orientação da Professora Dra. Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolveu uma dissertação que trata da análise sociológica do discurso da sustentabilidade manifestado pela Universidade Federal da Paraíba ao longo do período compreendido entre os anos de 2009 e 2020, sob orientação da Professora Dra. Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Servidor técnico-administrativo na Universidade Federal da Paraíba, onde trabalha junto à Pró-reitoria de Administração.

Ana Lúcia Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI; Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 2013, com atuação no Curso de Administração (CADM), e nos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFPB) e em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB). Vice-Coordenadora do Curso de Administração da UFPB (Gestão 2017-2019). Líder Tema 5 "Aprendizagem e Formação Acadêmica" / Divisão Acadêmica Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ/ANPAD (Triênio 2015-2017). De 2004 a 2013 foi Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Economia da Universidade Federal do Acre. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FIRB (2002-2004). Atual membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC/UFPB). Interesse nas temáticas: Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade; Prática Docente e Metodologias Ativas; Educação para Sustentabilidade; Liderança Sustentável.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos