Validação de escala de mensuração da preferência de alunos por instituições de ensino superior privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e89647

Palavras-chave:

Marketing Educacional, Validação de Escala, Análise Fatorial

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em validar uma escala que avalia a preferência de alunos por instituições de ensino superior (IES) privadas, ressaltando, fatores socioculturais, pessoais e psicológicos que influenciam nesse processo de decisão. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com 131 alunos de uma universidade particular situada na região norte do estado do Rio Grande do Sul. Como método, optou-se pela validação de construto, que consiste na análise da consistência interna da escala (Alfa de Cronbach) e na verificação de suas propriedades psicométricas (Análise Fatorial). Os resultados obtidos demonstram que a escala possui validade e consistência teórica, haja visto que as variáveis foram agrupadas de forma coerente em relação aos fatores de influência delineados pela literatura. Os índices psicométricos ficaram dentro dos parâmetros de confiabilidade, demonstrando a consistência e validade de construto da escala. Sua estrutura com três fatores se mostrou satisfatória, apresentando uma variância explicada de 40% e um Alfa de Cronbach geral de 0,82. Essa pesquisa contribui, validando uma escala consistente que poderá servir como ferramenta para se mapear o perfil dos alunos e consequentemente desenvolver estratégias que visem a captação e fidelização desses.

Biografia do Autor

Edson Jesus de Paiva e Silva Filho, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2015) Foi aluno na categoria especial do Programa de Pós Graduação em Administração - UPF - Mestrado em Administração - 2019. Atualmente, cursa Mestrado em Administração no PPGAdm pela Universidade de Passo Fundo.

Andre da Silva Pereira, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Ciência Econômicas (Universidade Santa Úrsula/USU - 1990) Rio de Janeiro. Mestre em Economia pela (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - 1996). Doutor em Economia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - 2004) com tese na linha de pesquisa de desenvolvimento econômico. Professor titular no Programa de Mestrado em Administração (PPGAdm) e na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisador no Centro de Pesquisa e Extensão da CEPEAC/FEAC. O foco das pesquisas são os estudos com ênfase em economia regional, desenvolvimento econômico, métodos quantitativos, estudos organizacionais nas empresas.

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Publicado

2022-11-28

Edição

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Artigos