Competências profissionais do técnico administrativo em educação: evidências de validade do conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e89677

Palavras-chave:

Administração pública, Competência profissional, Psicometria, Validade dos testes, Técnico administrativo em educação

Resumo

Estudo com o objetivo de verificar as evidências de validade do conteúdo das competências e dos referenciais de desempenho integrantes do perfil de competência profissional do técnico administrativo das universidades federais. A abordagem foi metodológica por meio de validação psicométrica para construção de instrumento de medida para avaliação por competências. A partir do perfil de competência profissional, foi construído o questionário com escala Likert de cinco pontos, coletados dados pela Técnica Delphi em três etapas e feita análise interpretativa dos comentários/sugestões das questões julgadas por juízes experts. Houve pequenos ajustes no conteúdo, desmembramento de uma competência em duas e exclusão de uma questão identificadora. Obteve-se 0,982 de Índice de Validade de Conteúdo e Alfa de Cronbach de 0,858, o que demonstrou boa consistência interna. Houve consenso entre os experts e a pesquisa demonstrou evidências de validade do conteúdo, sugerindo pertinência e adequação para representar as competências e os referenciais de desempenho no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação.

Biografia do Autor

Rosane Cristina Piedade Tamada, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduação em Administração Pública - EAESP - Fundação Getúlio Vargas (1992). Especialista em Negociação Coletiva pela UFRGS (2011). Mestre em Ciências pela UNIFESP (2015). Doutora em Ciências pela UNIFESP (2020). Atualmente é Assessora de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e gestão por competências.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira graduada e licenciada pela Faculdade Adventista de Enfermagem com Especialização em Administração Hospitalar, Mestrado em Enfermagem (área administração em enfermagem), Doutorado em Saúde Pública (área administração hospitalar) e Livre Docência em Administração em Enfermagem. Atualmente é Professora Associada Livre Docente Aposentada do Departamento de Administração e Serviços de Saúde e Enfermagem-DASSE e Orientadora Permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. É Editora Chefe da Revista Enfermagem em Foco do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN. Coordena o Curso de Especialização de Gestão em Liderança em Enfermagem da ABEn/Artmed/PUC-PR.

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2023-03-03

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Artigos