Uso de metodologias ativas no ensino de Big Data e Data Analytics (BD/DA): uma análise sob a ótica dos discentes de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e90866

Palavras-chave:

Active learning, Big data, Data Analytics, Data analysis, Accounting

Resumo

A pesquisa objetivou analisar o uso de metodologias ativas no ensino de Big Data e Data Analytics (BD/DA) sob a perspectiva dos estudantes de contabilidade. A análise foi realizada em um curso de BD/DA disponibilizado gratuitamente. O curso foi oferecido de forma complementar às disciplinas e utilizou-se do Método do Caso (MC), Estudo Dirigido (ED) e Problem-Based Learning (PBL) com o uso do Tableau. O caso utilizado na análise foi adaptado da literatura. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário pré e pós curso. Utilizou-se estatísticas descritivas, teste de Friedman e pareado de Wilcoxon como técnicas de análise. Os resultados indicam que enquanto os conhecimentos sobre Excel dos estudantes permaneceram os mesmos antes e após o curso, houve uma melhora significativa no conhecimento sobre visualização dos dados e softwares. Estudantes relataram um aumento na habilidade para conectar e visualizar dados, assim como elaborar cálculos. MC auxiliou os estudantes a otimizar seus estudos para coleta e análises de dados. O ED contribuiu para aprimorar as habilidades analíticas e para a organização dos conhecimentos sobre BD/DA. O PBL forneceu aos estudantes uma experiência concreta e foi útil para integrar o conhecimento discente ao mundo empresarial. Por fim, comparou-se as percepções sobre as metodologias ativas e verificou-se que não houve diferença significativa, sugerindo que os estudantes perceberam as três metodologias de forma similar. Os achados têm implicações importantes para a educação contábil, primeiro, obteve-se evidências consistentes sobre os benefícios da aprendizagem ativa, como relatado na literatura. Em segundo lugar, demonstrou-se que a pesquisa pode e deve ser integrada ao ensino com o uso do MC. Finalmente, pode-se verificar que múltiplas técnicas podem ser utilizadas de forma satisfatória para ensinar o mesmo conteúdo. Cada método de ensino tem forças e fraquezas e a combinação deles pode produzir melhor resultado de aprendizagem.

Biografia do Autor

Elvis Araujo Albertin, Unopar-Kroton

Docente do Curso de Ciências Contábeis (Unopar-Kroton)

Claudio Marques

Docente Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis (UEM)

Daniel Ramos Nogueira, Docente Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL)Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)

Mestre em Contabilidade (UFPR)

Docente do Curso de Ciências Contábeis (UEL)

Universidade Estadual de Londrina | Departamento de Ciências Contábeis

Londrina | Paraná | Brasil

Vitor Hideo Nasu, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Referências

Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB). (2018). Eligibility Procedures and Accreditation Standards for Accounting Accreditation. Retrieved from https://www.aacsb.edu/-/media/aacsb/docs/accreditation/accounting/standards-and-tables/2018-accounting-standards.ashx?la=en&hash=8DCDA6CE3B0CEF6AB82D39CBF53995DA96111196

Anastasiou. L. G. C. (2015). Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In Anastasiou. L. G. C.; Alves, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula (10. ed.) Joinville: Univille.

Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso.

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes Active methodologies and the nurturing of students’ autonomy. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25–40. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25

Berwig, C. G., Cunha, J. V. A. da, Teodoro, J. D., & Colauto, R. D. (2013). Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis Strategies for teaching and learning in bachelor degree of Pedagogy and Accounting. In Revista da FAE, 16(2). Retrieved from https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/143

Coyne, J. G., Coyne, E. M., & Walker, K. B. (2016). A Model to Update Accounting Curricula for Emerging Technologies. Journal of Emerging Technologies in Accounting, 13(1), 161–169. https://doi.org/10.2308/jeta-51396

Cunningham, L. M., & Stein, S. E. (2018). Using Visualization Software in the Audit of Revenue Transactions to Identify Anomalies. Issues in Accounting Education, 33(4), 33–46. https://doi.org/10.2308/iace-52146

Debald, B. (2020). Metodologias Ativas no Ensino Superior: o protagonismo do aluno. Penso.

Demchenko, Y., Grosso, P., de Laat, C., & Membrey, P. (2013). Addressing big data issues in Scientific Data Infrastructure. 2013 International Conference on Collaboration Technologies and Systems (CTS), 48–55. https://doi.org/10.1109/CTS.2013.6567203

Diesel, A., Baldez, A., & Martins, S. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268–288. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Dzuranin, A. C., Jones, J. R., & Olvera, R. M. (2018). Infusing data analytics into the accounting curriculum: A framework and insights from faculty. Journal of Accounting Education, 43, 24–39. https://doi.org/10.1016/J.JACCEDU.2018.03.004

Earley, C. E. (2015). Data analytics in auditing: Opportunities and challenges. Business Horizons, 58(5), 493–500. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2015.05.002

Enget, K., Saucedo, G. D., & Wright, N. S. (2017). Mystery, Inc.: A Big Data case. Journal ofAccounting Education, 38, 9–22. https://doi.org/10.1016/J.JACCEDU.2016.12.003

Filatro, A., & Cavalcanti, C. C. (2018). Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa (1o ed). Saraiva Educação.

Gartner. (2019). Reviews for Analytics and Business Intelligence Platforms. 2019. Retrieved from: https://www.gartner.com/reviews/market/analytics-business-intelligence-platforms

Hoelscher, J., & Mortimer, A. (2018). Using Tableau to visualize data and drive decision-making. Journal of Accounting Education, 44, 49–59. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2018.05.002

Igou, A., & Coe, M. (2016). Vistabeans coffee shop data analytics teaching case. Journal of Accounting Education, 36, 75–86. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2016.05.004

Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2005). A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. O & S – Organizações & Sociedade, 12(34), 141-159. https://doi.org/10.1590/S1984-92302005000300009

Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2007). O método do caso no ensino de marketing. Revista de Administração Contemporânea (RAC), 1(3), 52-68. Retrieved from http://www.spell.org.br/documentos/ver/30811/o-metodo-do-caso-no-ensino-de-marketing/i/pt-br

Jakka, S. R., Mantha, S. R. (2012). Case study method of teaching in management education. Journal of Business Management & Social Sciences Research, 1(3), 13-16. Retrieved from https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.402.7305&rep=rep1&type=pdf

Janvrin, D. J., Raschke, R. L., & Dilla, W. N. (2014). Making sense of complex data using interactive data visualization. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2014.09.003

Janvrin, D. J., & Watson, M. W. (2017). “Big Data”: A new twist to accounting. Journal of Accounting Education, 38, 3–8. https://doi.org/10.1016/J.JACCEDU.2016.12.009

Kokina, J., Pachamanova, D., & Corbett, A. (2017). The role of data visualization and analytics in performance management: Guiding entrepreneurial growth decisions. Journal of Accounting Education, 38, 50–62. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2016.12.005

Leal, E. A., & Borges, M. de P. P. (2016). Estratégias de ensino aplicadas na área da contabilidade gerencial: um estudo com discentes do curso de ciências contábeis. Revista Ambiente Contábil, 8(2). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8186/6374

Madsen, P. E. (2020). Research Initiatives in Accounting Education: Transforming Today's Students into Accounting Professionals. Issues in Accounting Education, 35(4), 35-46. https://doi.org/10.2308/ISSUES-2020-016

Masetto, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário (2 ed.) Summus.

McKinney, E., Yoos II, C. J., & Snead, K. (2017). The need for ‘skeptical’ accountants in the era of Big Data. Journal of Accounting Education, 38, 63–80. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2016.12.007

Miranda, A. B. de. (2017). O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto! In Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. P. de. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Gen Atlas.

Mitre, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M. de, Meirelles, C. de A. B., Pinto-Porto, C., Moreira, T., & Hoffmann, L. M. A. (2008). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(suppl 2), 2133–2144. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018

Nagib, L. de R. C. (2018). Relação entre metodologias ativas, ciclo de vida docente e qualificação docente no ensino de graduação em contabilidade. (Master’s thesis). Universidade Federal de Uberlândia. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1343

Nasu, V. H., Nogueira, D. R., Albertin, E. A., & Marques, C. (2019). Too Big to Ignore: Lato Sensu Business Students’ Perceptions on an Accounting Big Data Case. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 11(3), 305-329. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2019.v11i3.464

Nogueira, D. R., Albertin, E. A., Nasu, V. H., & Marques, C. (2020). Big Data no ensino de Contabilidade: uma experiência com estudantes de pós-graduação Lato Sensu. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 25(2), 35-52. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59394

Pathways Commission. (2012). Charting a National Strategy for the Next Generation of Accountants, 1–140. https://aaahq.org/Pathways-Commission

Piletti, N. (2003). Sociologia da Educação. 18ª ed. São Paulo: Ática.

R Core Team. (2019) R: A language and environment for statistical computing. R Foundationfor Statistical Computing, Vienna, Austria. Retrieved from https://www.R-project.org/

Rocha Neto, I., Silva, A. O., Leal, E. A. Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicada no Curso de Ciências Contábeis. Anais do Congresso UnB de Contabilidade e Governança, Brasília, DF, Brasil, 4. Retrieved from https://conferencias.unb.br/index.php/ccgunb/4CCGUnB/paper/view/11299/2207

Ryan, L. (2016). Data visualization as a core competency. The Visual Imperative, 221–242. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-803844-4.00011-X

Sledgianowski, D., Gomaa, M., & Tan, C. (2017). Toward integration of Big Data, technology and information systems competencies into the accounting curriculum. Journal of Accounting Education, 38, 81–93. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2016.12.008

Smith, M. (2014). Research methods in accounting (3 ed). Sage.

Soares, J. M. M. V., Souza, A. N. M. de, Azevedo, Y. G. P., Araujo, A. O., & Lima, D. H. S. de. (2019). Metodologias ativas de ensino: Evidências da aplicação do método de caso nos cursos de ciências contábeis e administração. Revista Mineira de Contabilidade, 20(3), 92–103. https://doi.org/10.21714/2446-9114rmc2019v20net07

Syed, A. R., Gillela, K., & Venugopal, C. (2013). The Future Revolution on Big Data. In International Journal of Advanced Research in Computer and Communication Engineering (Vol. 2). www.ijarcce.com

Taurion, C. (2013). Big Data. Rio de Janeiro: Brasport.

Vendramin, E. de O. (2018). Criando caso: análise do método do caso como estratégia pedagógica no ensino superior da contabilidade. (Doctoral dissertation). https://doi.org/10.11606/T.96.2018.tde-18092018-091857

Warren, J. D., Moffitt, K. C., & Byrnes, P. (2015). How Big Data Will Change Accounting. Accounting Horizons, 29(2), 397–407. https://doi.org/10.2308/acch-51069

Weirich, T. R., Tschakert, N., & Kozlowski, S. (2018). Teaching Data Analytics Skills in Auditing Classes Using Tableau. Journal of Emerging Technologies in Accounting, 15(2), 137–150. https://doi.org/10.2308/jeta-52264

Worley, K. (2011). Educating College Students of the Net Generation. Adult Learning, 22(3), 31–39. https://doi.org/10.1177/104515951102200305

Downloads

Publicado

2023-03-03

Edição

Seção

Artigos