A relação da terceira missão acadêmica com as atividades tradicionais de ensino e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e92504

Palavras-chave:

Terceira missão acadêmica, Ensino, Pesquisa, Universidade empreendedora

Resumo

Em um processo de adaptação às alterações ambientais, as universidades movimentam-se em direção a novos modelos organizacionais, com destaque ao da universidade empreendedora. Esse é um fenômeno global que ocorre em diferentes contextos econômicos e sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de identificar as diferentes formas de realização da terceira missão acadêmica em universidades e sua relação com as atividades tradicionais de ensino e pesquisa. Para isso, esta pesquisa centra-se em um estudo de casos, baseado em duas universidades brasileiras: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Os resultados mostram a utilização de variadas ações e mecanismos de inovação e empreendedorismo em direção a um modelo de universidade empreendedora, com o estabelecimento de vínculos tanto com o ensino quanto com a pesquisa. Além disso, os casos estudados evidenciam relações sinérgicas da terceira missão acadêmica com as missões acadêmicas tradicionais, especialmente com a pesquisa.

Biografia do Autor

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Doutor em Administração. Professor do Curso de Administração na Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Yeda Swirski de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração. Unisinos Business School.

Mats Benner, Lund University

PhD in Sociology. Lund University School of Economics and Management - LUSEM.

Referências

ABREU, Maria; GRINEVICH, Vadim. The nature of academic entrepreneurship in the UK: Widening the focus on entrepreneurial activities. Research Policy, v. 42, n. 2, p. 408-422, 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.respol.2012.10.005

AHMAD, Noor Hazlina; HALIM, Hasliza Abdul; RAMAYAH, Thurasamy; POPA, Simona; PAPA, Armando. The ecosystem of entrepreneurial university: the case of higher education in a developing country. International Journal of Technology Management, v. 78, n. 1-2, p. 52-69, 2018. https://doi.org/10.1504/IJTM.2018.093935

AUDRETSCH, David B.; BELITSKI, Maksim. A strategic alignment framework for the entrepreneurial university. Industry and Innovation. v. 29, n. 2, p. 285-309, 2022. https://doi.org/10.1080/13662716.2021.1941799

AUDY, Jorge Luis Nicolas; KNEBEL, Patricia. Tecnopuc: Pessoas, criatividade e inovação. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2015.

BOARDMAN, P. Craig; PONOMARIOV, Branco L. University researchers working with private companies. Technovation, v. 29, n. 2, p. 142-153, 2009. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2008.03.008

CARLA. Entrevista. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 22 fev. 2017.

CASTRO, Igor Junqueira; NAGANO, Marcelo Seido; RIBEIRO, Suzana Xavier. Elements that influence knowledge sharing in the university-industry-government collaboration: Case studies in Brazil. Revista de Gestão, v. 26, n. 1, p. 61-72, 2019. https://doi.org/10.1108/REGE-04-2018-0061

CENTOBELLI, Piera; CERCHIONE, Roberto; ESPOSITO, Emilio; SHASHI. Exploration and exploitation in the development of more entrepreneurial universities: A twisting learning path model of ambidexterity. Technological Forecasting & Social Change, v. 141, p. 172-194, 2019. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.10.014

CLARK, Burton R. Creating entrepreneurial universities: Organization pathways of transformation. United Kingdom: Emerald, 1998.

CLARK, Burton R. The entrepreneurial university: new foundations for collegiality, autonomy, and achievement. Higher Education Management, v. 13, n. 2, p. 9-24, 2001. Retrieved from http://www.oecd.org/edu/imhe/37446098.pdf

CLARK, Burton R. Pursuing the entrepreneurial university. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (orgs.). Innovation and entrepreneurialism in the university (p. 15-27). Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2006.

DINIZ, Daniela Martins; MENDONÇA, Fabrício Molica de; SIQUEIRA, Paulo Henrique de Lima; SANTOS, Moema Guimarães. Transferência de conhecimento entre universidade e empresa (U-E): Influência das condições universitárias. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 17, n. 1, p. 70-99, 2020. https://doi.org/10.4013/base.2020.171.03

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. https://doi.org/10.2307/258557

ETZKOWITZ, Henry. Research groups as ‘quasi-firms’: the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, v. 32, n. 1, p. 109-121, 2003. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00009-4

ETZKOWITZ, Henry; WEBSTER, Andrew; GEBHARDT, Christiane; TERRA, Branca Regina Cantisano. The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 313-330, 2000. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00069-4

ETZKOWITZ, Henry; ZHOU, Chunyan. The triple helix: University-industry-government innovation and entrepreneurship (2nd ed.). New York: Routledge, 2017.

GABRIELA. Entrevista. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 23 jan. 2017.

GUARANYS, Lúcia Radler dos. Interação universidade-empresa e a gestação de uma universidade empreendedora: A evolução da PUC-Rio. 2006, 331f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

GUERRERO, Maribel; CUNNINGHAM, James A.; URBANO, David. Economic impact of entrepreneurial universities’ activities: an exploratory study of the United Kingdom. Research Policy, v. 44, n. 3, p. 748-764, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.respol.2014.10.008

GUERRERO, Maribel; URBANO, David. The development of an entrepreneurial university. Journal of Technology Transfer, v. 37, n. 1, p. 43-74, 2012. https://doi.org/10.1007/s10961-010-9171-x

GUERRERO, Maribel; URBANO, David; GAJÓN, Eduardo. Entrepreneurial university ecosystems and graduates’ career patterns: do entrepreneurship education programmes and university business incubators matter? Journal of Management Development, v. 39, n. 5, p. 753-775, 2020. http://dx.doi.org/10.1108/JMD-10-2019-0439

JOSÉ. Entrevista. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 07 mar. 2017.

JULIA. Entrevista. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 13 fev. 2017.

KALAR, Barbara; ANTONCIC, Bostjan. The entrepreneurial university, academic activities and technology and knowledge transfer in four European countries. Technovation, v. 36-37, p. 1-11, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation.2014.11.002

KIRBY, David A.; GUERRERO, Maribel; URBANO, David. Making universities more entrepreneurial: development of a model. Canadian Journal of Administrative Science, v. 28, n. 3, p. 302-316, 2011. http://dx.doi.org/10.1002/CJAS.220

KLOFSTEN, Magnus; FAYOLLE, Alain; GUERRERO, Maribel; MIAN, Sarfraz; URBANO, David; WRIGHT, Mike. The entrepreneurial university as driver for economic growth and social change – Key strategic challenges. Technological Forecasting & Social Change, v. 141, p. 149-158, 2019. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.12.004

NATIONAL ASSOCIATION OF ENTITIES PROMOTING INNOVATIVE ENTERPRISES (ANPROTEC). Prêmio Nacional – Vencedores. Brasília, 2022. Retrieved from http://anprotec.org.br/site/menu/premio-nacional/vencedores-do-premio-nacional/

NELLES, Jen; VORLEY, Tim. (2010). From policy to practice: engaging and embedding the third mission in contemporary universities. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 30, n. 7-8, p. 341-353, 2010. http://dx.doi.org/10.1108/01443331011060706

PHILPOTT, Kevin; DOOLEY, Lawrence; O’REILLY, Caroline; LUPTON, Gary. The entrepreneurial university: examining the underlying academic tensions. Technovation, v. 31, n. 4, p. 161-170, 2011. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2010.12.003

PONTIFICAL CATHOLIC UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (PUC-Rio). Institucional. Rio de Janeiro, 2022. Retrieved from http://www.puc-rio.br/index.html

PONTIFICAL CATHOLIC UNIVERSITY OF RIO GRANDE DO SUL (PUCRS). Institucional. Porto Alegre, 2022. Retrieved from http://www.pucrs.br/

PUC-RIO INNOVATION AGENCY – AGI. AGI – Agência PUC-Rio de Inovação. 28 slides. 2017.

RASMUSSEN, Einar; MOEN, Øystein; GULBRANDSEN, Magnus. Initiatives to promote commercialization of university knowledge. Technovation, v. 26, n. 4, p. 518-533, 2006. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.11.005

RICARDO. Entrevista. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 23 jan. 2017.

SAM, Chanphirun; SIJDE, Peter van der. Understanding the concept of the entrepreneurial university from the perspective of higher education models. Higher Education, v. 68, n. 6, p. 891-908, 2014. https://doi.org/10.1007/s10734-014-9750-0

SÉRGIO. Entrevista. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 15 fev. 2017a.

SERGIO. Entrevista. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 15 fev. 2017b.

STENSAKER, Bjørn; BENNER, Mats. Doomed to be entrepreneurial: institutional transformation or institutional lock-ins of ‘new’ universities? Minerva, v. 51, n. 4, p. 399-416, 2013. https://doi.org/10.1007/s11024-013-9238-6

TIJSSEN, Robert J. W. Universities and industrially relevant science: towards measurement models and indicators of entrepreneurial orientation. Research Policy, v. 35, n. 10, p. 1569-1585, 2006. https://doi.org/10.1016/j.respol.2006.09.025

TIMES HIGHER EDUCATION (THE). World University Rankings 2022. London, 2022. Retrieved from https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2022/world-ranking#!/page/0/length/25/name/l/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats

TODOROVIC, Zelimir William; McNAUGHTON, Rod B.; GUILD, Paul. ENTRE-U: an entrepreneurial orientation scale for universities. Technovation, v. 31, n. 2-3, p. 128-137, 2011. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2010.10.009

URBANO, David; GUERRERO, Maribel. Entrepreneurial universities: socioeconomic impacts of academic entrepreneurship in a European region. Economic Development Quarterly, v. 27, n. 1, p. 40-55, 2013. https://doi.org/10.1177/0891242412471973

VAN LOOY, Bart; LANDONI, Paolo; CALLAERT, Julie; POTTELSBERGHE, Bruno van; SAPSALIS, Eleftherios; DEBACKERE, Koenraad. Entrepreneurial effectiveness of European universities: An empirical assessment of antecedents and trade-offs. Research Policy, v. 40, n. 4, p. 553-564, 2011. https://doi.org/10.1016/j.respol.2011.02.001

YIN, Robert K. Case study research and applications: Design and methods. 6th ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2017.

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos