Programa Nacional de Assistência Estudantil e desempenho acadêmico: evidências empíricas, diferentes reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e92562Palavras-chave:
PNAES, Avaliação, Desempenho AcadêmicoResumo
Este estudo analisa possíveis evidências de melhor desempenho por parte dos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) da UFS. Foi realizada análise quantitativa, com método estatístico de regressão linear múltipla, da influência do PNAES na evasão e no rendimento acadêmico dos alunos beneficiados, cujos resultados indicaram melhor qualidade no índice de conclusão e na redução do índice de cancelamento dos beneficiados entre os anos de 2010 a 2020. O PNAES atingiu seus objetivos de incluir socialmente os mais vulneráveis, no âmbito do ensino superior no Brasil.
Referências
ALENCAR, I. P. V.; CARDOSO JÚNIOR, H. M.; LUNAS, D. A. L. Constituição da política do desenvolvimento territorial rural em Goiás: análise do acesso às políticas públicas pelos territórios. Revista Cerrados, Montes Claros/MG, v.17, n. 1, p. 26-52, jan./jun.-2019
BARROS, R. P. de; LIMA, L.. Avaliação de Impacto de Programas Sociais. Por que, para que e quando fazer? In: FILHO, N. A. M.; PINTO, C. C. X.(orgs). Avaliação Econômica de Projetos Sociais. 3. ed. -- São Paulo: Fundação Itaú Social, 2017.
BATISTA, M. do C. de S.; SILVA, L. C. da. Políticas de permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí: aspectos de sua operacionalização. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1-23, jan./dez. 2021.
BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post, volume 2. Casa Civil da Presidência da República ... [et al.]. – Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2018.v. 2 (301 p.)
BRASIL. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul.2010.
BRASIL. Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Casa Civil da Presidência da República. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 23 maio 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatísica da Educação Superior 2010. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 03/08/2022
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020 [recurso eletrônico]. – Brasília. 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf . Acesso em: 03/08/2022
BRITO, A. C. T. da C.; COSTA, A. K. T. da; ALMEIDA, V. L. de. Gestão Universitária: Políticas Comparadas De Monitoramento Do Programa Bolsa Permanência Em Universidades Federais Brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 3, p. 1862-1875, out., 2019. E-ISSN: 1982-5587.
CORRAR, L. J; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M.. Análise multivariada. In: RODRIGUES, A.. Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas.. 1.ed – 2. reimp. – São Paulo: Atlas, 2009.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ELOI, S. de S. S.; SILVA, F. C. da; SILVEIRA, S. de F. R.; BAÊTA, O. V.. O Programa Nacional De Assistência Estudantil – PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV): Uma Avaliação na Percepção dos Beneficiários. Revista GUAL, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 106-129, set./dez. 2019.
FERREIRA, L. C. C.. Assistência Estudantil Na Universidade De Brasília: Uma Avaliação De Sua Efetividade Brasília. 2021. Dissertação (Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública da Faculdade de Planaltina, Universidade de Brasília). Brasília. 2021
GAMBIRAGE, C.; Da SILVA, J. C.; HEIN, N.; DOMINGUES, M. J. C. de S.; KROENKE, A.. Entre razões e emoções da evasão universitária, o contexto importa? Uma análise das instituições comunitárias catarinenses. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 22, n. 3, p. 715-730, jul./set. 2021
GERTLER, P. J.; MARTÍNEZ, S.; PREMAND, P.; RAWLINGS, L. B.; VERMEERSCH, C. M. J.. Avaliação de Impacto na Prática. 2 ed. Washington, DC: Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial. Licença: Creative Commons Attribution CC BY 3.0 IGO.
GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; CONTE, E.. Evasão na EAD: perspectivas de prevenção. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3 p. 01-20, jul./set. 2020
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua – PNAD contínua. [2020]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza/17270-pnad-continua.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 18 mar. 2022.
INSTITUTO SEMESP. Mapa de Ensino Superior no Brasil. 2020. 10ª Ed. Disponível em https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=mapa+do+ensino+superior+no+brasil+2020+pdf. Acesso: 22/07/2022
LIMA, W. A. S.; MENDES, V. L. P. S.. Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 01, p. 199-218, mar. 2020.
MARQUES, Felipe Tumenas. A VOLTA AOS ESTUDOS DOS ALUNOS EVADIDOS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Cadernos de Pesquisa [online]. 2020, v. 50, n. 178 [Acessado 3 Dezembro 2022], pp. 1061-1077. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053147158>. Epub 30 Nov 2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147158.
MICHELOTTO, M. A.; FREIRE, P. de S.. Avaliação de políticas de assistência estudantil na educação superior: uma revisão sistemática. In: 3ºAvalies - Simpósio Avaliação da Educação Superior. Anais [...] Florianópolis. 2017.
MORO, C.. Avaliação de contexto e políticas públicas para a educação infantil. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.1, jan-abr. 2017, p.44-56
MUSSLINER, B. O.; MUSSLINER, M. de S. e S.; MEZA, E. B. M.; RODRÍGUEZ, G. L.. O problema da evasão universitária: um desafio à democratização do ensino superior público. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 42738-42758 apr 2021
OLIVEIRA, J. A. M. de; MAGRONE, E.. Evasão escolar: apreensões e compreensões em contexto adverso. Revista Labor, V. 1, N. 26, 2021
SANT’ANNA, M. C. de; MOREIRA, G. E.. Caracterização da Política de Assistência Estudantil: um enfoque na Universidade de Brasília. UNITAU, Taubaté/SP - Brasil, v. 12, n 3, edição 25, p. 7 - 19, Setembro/Dezembro 2019.
SANTOS, W. C.. Evasão no Ensino Superior Privado. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e63101321034, 2021
SENKEVICS, A. S.. A expansão recente do ensino superior: cinco tendências de 1991 a 2020 Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. V.3 n.4. p. 199-246. 2021
SILVA, F. C.; CABRAL, T. L. O.; PACHECO, A. S. V. Evasão ou permanência? Modelos preditivos para a gestão do Ensino Superior. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 149. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.5387.
SILVA, J.de C. R.; CARVALHO, C. F. de. Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, p. 3-21, 2020.
SOUZA, L. M. de; LUCENA, C. A.. Estado e Políticas Públicas Educacionais: Reflexões sobre as práticas neoliberais. In: IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. Anais [...], Uberlândia, 2008.
SOUZA, R. C. de; COSTA, M. A. T. S. da. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.107, p. 362-385, abr./jun. 2020.
SPAREMBERGER, R. F. L.; OLEA, T. Campos. Cotas eleitorais de gênero e espaços de decisão: em busca de uma eficiente política pública de inclusão para a promoção de uma democracia real. Revista direitos sociais e políticas públicas (unifafibe). – vol. 8, n. 1, 2020
UFS. Relatório de Gestão. 2019. Disponível em: https://www.ufs.br/pagina/3314. Acesso em 29/07/2022
UFS. Resolução Interna 08/2016/CONSU. 2016. Disponível em: https://www.sigrh.ufs.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf . Acessado em 29/07/2022
UFS. Resultado final da Chamada Pública. 2021. Disponível em:https://proest.ufs.br/conteudo/69503-resultado-final-da-chamada-publica. Acessado em: 08/08/2022
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).