Programa Nacional de Assistência Estudantil e desempenho acadêmico: evidências empíricas, diferentes reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e92562

Palavras-chave:

PNAES, Avaliação, Desempenho Acadêmico

Resumo

Este estudo analisa possíveis evidências de melhor desempenho por parte dos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) da UFS. Foi realizada análise quantitativa, com método estatístico de regressão linear múltipla, da influência do PNAES na evasão e no rendimento acadêmico dos alunos beneficiados, cujos resultados indicaram melhor qualidade no índice de conclusão e na redução do índice de cancelamento dos beneficiados entre os anos de 2010 a 2020. O PNAES atingiu seus objetivos de incluir socialmente os mais vulneráveis, no âmbito do ensino superior no Brasil.

Biografia do Autor

Abel Smith Menezes, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação (UFS). Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe – PROFIAP/UFS. Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Marcelo Antonio da Silva, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe – PROFIAP/UFS. MBA em Finanças, Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Reio Grande do Sul (PUCRS). Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Kleber Fernandes de Oliveira , Fundação Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Demografia (Unicamp - SP). Mestre em Demografia (Escola Nacional de Ciências Estatisticas - Ence/IBGE). Economista. Docente do departamento de Estatística e Ciências Atuariais da UFS, docente permanente do PROFIAP e Docente colaborador do programa de Mestrado Profissional em Economia. Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Kleverton Melo de Carvalho, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA. Professor Doutor, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Alessandra Cabral Nogueira Lima, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Doutora, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos