Avaliação dos antecedentes da evasão e permanência em um Instituto Federal de Educação Superior do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93763

Palavras-chave:

Evasão, Educação, Modelo Longitudinal da Evasão, Instituição de Ensino, Persistência

Resumo

Este estudo trata da avaliação dos antecedentes da evasão escolar por meio do Modelo Longitudinal da Evasão, onde se analisaram seis hipóteses que podem conduzir um aluno à não persistência no curso ou na instituição escolhida. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo e os dados foram obtidos pelo instrumento survey em uma amostra composta por 790 respondentes válidos e tratamento via modelagem de equações estruturais. Como resultado, das seis hipóteses testadas, duas foram rejeitadas. Validaram-se hipóteses que apresentaram que o aluno opta por prosseguir no curso quando se possui condições adequadas, ele está engajado, possui metas claras e é estimulado em torno de um maior comprometimento com a instituição.

Biografia do Autor

Ronaldo Camilo Assunção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC

Servidor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Preto

Danilo de Melo Costa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá).

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC
Professor da Skema Business School

Cid Gonçalves Filho, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001)

Professor e Coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC

Rafael Pereira Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com doutorado sanduíche na Universidade Politécnica de Valência - UPV, Valência/Espanha

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAU, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC

Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Administração da Fundação Pedro Leopoldo

Referências

ALÉSSIO, S. C.; DOMINGUES. M. J. C.; SCARPIN, J. E. Fatores determinantes na escolha por uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil. In: SEGeT – SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. 2010. Resende - RJ. Anais do VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende - RJ, p. 1-15 , 2010.

AMBIEL, R. A. M.; SANTOS, A. A. A.; DALBOSCO, S. N. P. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, v. 47, v. 4, p. 288-297, 2016.

ANDERSON, J. C.; GERBING, D. W. Structural equation modelling in practice: a review and recommended two-step approach. Psychological Bulletin, v. 103, n. 3, p. 411-423, 1988.

BAGOZZI, R. P.; YI, Y.; PHILIPS, L. W. Assessing construct validity in organizational research. Administrative Science Quartely, v. 36, n. 3, p. 421-458, set. 1991.

BARDAGI, M. P. Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudo sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. Porto Alegre: UFRS, 2007.

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Revista Psicologia, v. 14, n. 2, p. 279-301, 2005.

BEAN, J. P. Dropouts and turnover: the synthesis and test of causal model of student attrition. Research in Higher Education, New York, v. 12, n. 2, p. 155-187, 1980.

BEBER, S. J. N.; RIBEIRO, J. L. D.; FOGLIATTO, F. S.. Satisfação e insatisfação: dois conceitos diferentes ou extremos de um mesmo continuum?. In: XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção, 24., 2004, Florianópolis. Anais do XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção. Florianópolis: Abepro, p. 1573-1580, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2018. 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 26 jul. 2020.

COSTA, S. L.; DIAS, S. M. B. A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, n. 17, p. 51-60, 2015.

CUNHA, J. V. A.; NASCIMENTO, E. M.; DURSO, S. O. Razões e Influências para a Evasão Universitária: um Estudo com Estudantes Ingressantes nos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Públicas Federais da Região Sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 2, p. 141-161, 2016.

FELICETTI, V. L. Comprometimento do estudante: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da Educação Superior. 2011. 299 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FELICETTI, V. L.; MOROSINI, M. C. Do compromisso ao comprometimento: o estudante e a aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 2, p. 23-44, 2010.

FORNELL, C.; LARCKER, D. Structural equation models with unobservable variables and measurement error: algebra and statistics. Journal of Marketing Research, v. 18, n. 3, p. 328-388, 1981.

FREITAS, K, S. Alguns estudos sobre evasão e persistência de estudantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, v. 11, n. 1, p. 247-264, jan./jun. 2009.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

HEGER, S.; FETSCHERIN, M.; VAN DELZEN, M. Determinants and outcomes of brand hate. Journal of Product & Brand Management, v. 26, n. 1, p. 13-25, 2017.

HILPERT, J. C. et al. Examining students’ future time perspective: pathways to knowledge building. Japanese Psychological Research, v. 54, n. 3, set. 2012.

HUNTER, M.; BARKER, G. Attribution theory in the classroom. Educational Leadership, v. 45, n. 2, p. 50-53, 1987.

KLINE, R. B. Principals and practice of the structural equation modeling. New York: The Guilford Press, 2005.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011.

MARTINEZ, M. High attrition rate in e-learning: Challenges, predictors, and solutions. The eLearning Developers Journal, v. 4, p. 1-7, 2003.

MASSI, Luciana. Relação aluno-instituição: o caso da licenciatura do Instituto de Química da UNESP/Araraquara. 2013. 167f. Tese (Doutorado). Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

NAGAI, N. P.; CARDOSO, L. J. A evasão universitária: uma análise além dos números. Estudo e Debate, v. 24, n. 1, p. 193-215 2017.

NORA, A.; BARLOW, L.; CRISP, G. Student persistence and degree attainment beyond the first year in college: The need for research. In A. Siedman‟s (Orgs.), College Student Retention: Formula for Student Success. Praeger Publishers, p. 129–154, 2005.

OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011.

PASCARELLA, E. Student-faculty informal contact and college outcomes. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 50, v. 4, p. 545-59, 1980.

PESTANA, Maria. H.; GAGEIRO, João N. Análise de dados para ciências sociais. 2. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2000.

PRIM, A. L.; FÁVERO, J. D. Motivos da evasão escolar nos cursos de ensino superior de uma faculdade na cidade de Blumenau. Revista E-Tech, [S. l.], p. 53–72, 2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

ROVAI, A. P. Strategies for grading online discussions: Effects on discussions and classroom community in Internet-based university courses. Journal of Computing in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 89−107, 2003.

SANTOS, F. P. Determinantes da evasão nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: UFV, 2018.

SANTOS, G. G.; SILVA, L. C. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, S. M. R. (org.). Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011.

SANTOS, G. M. T.; FELICETTI, V. L. A importância do comprometimento do estudante com a sua aprendizagem: discursos discente e docente da educação profissional. In: IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente, Curitiba. Anais do IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente. Curitiba: Sipd/Cátedra Unesco, p. 8152-8165, 2013.

SANTOS, R. B. et al. Evasão na educação superior: um estudo do impacto da evasão sobre os custos das universidades federais brasileiras. In: III SIMPCONT, 3., 2018, Recife. Anais do III SIMPCONT. Recife: Simpcont, 2018. p. 1-12.

SCHAUBROECK, J.; COTTON, J. L; JENNINGS, K. R. Antecedents and consequences of role stress: a covariance structure analysis. Journal of Organizational Behavior, v. 10, n. 1, p. 35-58, 1989.

SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação, v. 15, n. 1, p. 159 a 176, mar. 2010.

SPADY, W. Dropouts from higher education: an interdisciplinary review and synthesis. Interchange, Netherlands, v. 1, n. 1, p. 64-85, 1970.

STALLIVIERI, L. O sistema de ensino superior do Brasil: características, tendências e perspectivas. 2006. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/sistema_ensino_superior.pdf>. Acesso em: 31 set. 2020.

TEIXEIRA, R. C. P.; MENTGES, M. J.; KAMPFF, A. J. C. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. In: Conferencia em CIDU 2018, Porto Alegre. Anais da Conferencia en CIDU 2018. Porto Alegre: Cidu, p. 1-12, 2018.

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research Winter, v. 5, n.1, p. 89-125, 1975.

TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

TINTO, V. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. The Journal of Higher Education, London, v. 68, n. 6, p. 599-624, 1997.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos