Quando o judiciário bate à porta: análise situacional da qualidade interna de serviço em uma procuradoria universitária de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94359

Palavras-chave:

Contencioso judicial no serviço público, Dinâmica judicial nas IES, Gestão da qualidade interna

Resumo

Instituições públicas federais com frequência figuram como parte em conflitos judicializados (contencioso) sendo defendidas pela Advocacia-Geral da União. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apenas em 2021, foram ajuizadas 453 ações, as quais movimentam serviços internos de apoio ao papel de defesa da instituição e no cumprimento de decisões judiciais. Esses mesmos serviços, por sua vez, são afetados em sua qualidade por intercorrências administrativas geradoras de atrasos ou entraves ao seu funcionamento adequado, ensejando sucessivas reiterações e riscos ao ente público. O objetivo do estudo foi investigar a qualidade interna do serviço prestado pela procuradoria da UFAL nas demandas do contencioso judicial. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, baseado no modelo do Banco Interamericano de Desenvolvimento a partir das dimensões processo, relacionamento com o usuário, gestão e regulação, recursos e T.I. As mesmas dimensões orientaram os instrumentos de coleta de dados (entrevistas e questionário), com análise efetuada por meio de triangulação de fontes. Os resultados apontaram que a qualidade interna da procuradoria é influenciada principalmente pela não padronização de fluxos de trabalho, insuficiência de pessoal, carência de treinamento e incompreensão da linguagem jurídica. Concluiu-se que a mitigação desses fatores pode favorecer na redução do contencioso judicial da UFAL.

Palavras-chave: Contencioso judicial no serviço público; Dinâmica judicial nas IES; Gestão da qualidade interna.

Biografia do Autor

Nilson Cibério de Araújo Leão, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Eng. de Produção pelo PPGEP/UFPE, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário de Volta Redonda, graduado em Administração Geral pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Regime Dedicação Exclusiva), docente efetivo do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), membro suplente do colegiado do curso de Administração, Atuou como Coordenador do curso de Administração, membro titular do colegiado do curso de Administração, membro suplente do colegiado do curso de Gestão Pública à Distância, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração presencial. Experiência na área de Administração com ênfase em competitividade, produtividade, empreendedorismo organizacional, redes organizacionais e sistemas de produção e inovação.

João Paulo Fonseca de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2007), Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2015) e Mestrado em Administração Pública pela UFAL (2023). Tem atuações profissionais no setor bancário, Administração Pública Municipal, docência no ensino superior e gestão de pessoas na Administração Pública Federal. Atualmente integra o quadro técnico administrativo da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2023-12-28

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Artigos