Vantagem competitiva nas faculdades privadas brasileiras à luz da visão baseada em recursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e94394

Palavras-chave:

Faculdades Privadas, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em Recursos

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras atuam em um ambiente dinâmico e complexo. Neste cenário as faculdades privadas são particularmente afetadas, enfrentando dificuldades para manterem-se competitivas. Dentre as possíveis estratégias para superar esta adversidade, a Visão Baseada em Recursos (RBV) sugere explorar uma combinação de recursos disponíveis visando obter vantagem competitiva, entendida como o desempenho relativo superior aos rivais em determinado produto ou ambiente de mercado, considerando o valor econômico criado. Por isso, o objetivo do estudo é analisar a vantagem competitiva em faculdades privadas brasileiras a partir de uma amostra não probabilística por acessibilidade de 771 IES. A existência de vantagem competitiva foi mensurada pela diferença percentual entre o valor econômico relativo criado por cada IES e o percentual médio do valor econômico do conjunto das IES analisadas. Os resultados apontam que cerca de 20% das faculdades privadas analisadas possuem vantagem competitiva quando comparadas às outras IES deste tipo no Brasil, enquanto pouco menos de 1% estão em posição de paridade competitiva e 79% encontram-se em desvantagem competitiva. Esta descoberta possui implicação para a prática da gestão universitária, revelando que decisões sobre alocação de recursos devem levar em consideração o impacto que causam na capacidade das IES em captar valor econômico acima da média, resultado que apenas um grupo minoritário de instituições consegue obter.

Biografia do Autor

Douglas Heinz, Universidade do Alto Vale do Itajaí

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB - Universidade Regional de Blumenau (2022). Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2011). Especialização em Gestão Acadêmica e Universitária (UDESC, 2015) e em Administração Estratégica de Operações e Logística (UNIDAVI, 2003). Graduado em Administração de Empresas pela UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2001). Atualmente é professor de graduação e assessor de planejamento na UNIDAVI. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, jogos de empresas, empreendedorismo, teoria geral da administração, estratégia, administração de materiais e logística.

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Ciências (1987) e em Matemática (1988) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, especialista em Ensino de Ciências / Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (1990). Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003) e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA), concluído em 2011. É professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 1989. Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau. Pesquisar Produtividade (PQ2) no período 2011 a 2019. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística multivariada e análise decisória multicritério. Coordena o grupo de Estudos MULTIVAR vinculado ao Grupo Español de Decisión Multicrierio (GEDM).

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2023-12-28

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Artigos