Para bom entendedor, uma experiência basta: percepções sobre o ensino remoto emergencial e a retomada do ensino presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e94761

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Retomada do Ensino Presencial, Área de Negócios

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as percepções do processo de Ensino Remoto Emergencial e da retomada do Ensino Presencial, dos acadêmicos de graduação da área de negócios das Instituições de Ensino Superior brasileiras, com base em uma análise comparativa. Os dados foram coletados por meio de uma survey, com amostra final de 233 discentes. Na análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e testes de hipóteses não-paramétricos de Wilcoxon e Mann-Whitney. Foi realizada contagem da frequência de palavras de questão descritiva por meio de nuvem de palavras. Os resultados apontam diferenças estatisticamente significativas entre as percepções dos acadêmicos em relação às duas modalidades de ensino, em que a retomada do ensino presencial é considerada desejável e mais eficiente do que o Ensino Remoto Emergencial. Verificou-se que não existem diferenças nas percepções entre ambas as modalidades sob a perspectiva de gênero. Ainda, 43,78% dos respondentes afirmaram que as “atividades” contribuíram para aumentar a ansiedade durante o ensino remoto, o que pode ter comprometido os resultados durante o período pandêmico. Os achados possibilitam que as instituições avaliem a forma como trabalharam o ensino remoto emergencial, identificando pontos sensíveis, adequando suas estratégias e propiciando a inserção de tecnologias aos métodos de ensino.

Biografia do Autor

Francisco Gleisson Paiva Azevedo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Auditoria e Controladoria pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Camila Helfenstein, UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membra do Laboratório de Educação e Pesquisa Contábil (LEPEC) e do Laboratório de Pesquisas Gerenciais (LAPEG). Bolsista da CAPES. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2020). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Trabalhou como Jovem Aprendiz na Prefeitura Municipal de Verê, na Secretaria Municipal de Assistência Social e na Secretaria Municipal de Administração, onde nessa, trabalhou especificamente no Departamento de Recursos Humanos. Trabalhou como Chefe da Seção de Patrimônio na Prefeitura Municipal de Verê. Além de trabalhar como Chefe da Divisão de Orçamentos, Compras e Serviços na Prefeitura Municipal de Verê, atuando no Departamento de Contabilidade e Finanças.

Nayane Thais Krespi Musial, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia, linha de pesquisa Programação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (2016). Mestre em Ciências Contábeis, linha de pesquisa Contabilidade Financeira, pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Graduação em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2010). Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná desde 2016. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCONT da Universidade Federal do Paraná desde 2017, linha de pesquisa Contabilidade Gerencial. Temas de interesse para pesquisa: Estrategias Organizacionais; Controles Gerenciais; Sustentabilidade; Inovação e Governança, Ensino de Contabilidade.

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2024-02-07

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Artigos