Parcerias público-privadas na educação superior: um estudo de caso no Estádio Universitário Pedro Pedrossian da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
PPPs, Parceria Público-Privada, Gestão Universitária, Administração PúblicaResumo
Este estudo tem como objetivo identificar possíveis potencialidades à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), advindas da adoção de Parceria Público-Privada (PPP) como estratégia para gestão do Estádio Universitário Pedro Pedrossian. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e descritivo. O referencial teórico utilizado baseia-se em administração pública, administração universitária e PPP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, documentos e observação não participante e analisados com o uso de técnicas de análise documental e de conteúdo. Sua originalidade está centrada na temática, pouco explorada no mundo acadêmico e nas práticas de gestão universitária e que demandam de estudos para a compreensão dos riscos, possibilidades, estruturação e outras variáveis inerentes à consolidação de uma PPP dentro do contexto da Gestão Universitária, evidenciando a relevância do trabalho para o campo científico. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que o uso de PPPs para a gestão do Estádio é aderente à percepção dos gestores da universidade demonstrando potencialidades na implantação de PPP. Como contribuição teórica, mostrou-se a potencialidade do uso de PPP na gestão de equipamentos públicos de uma universidade federal brasileira. Constatou-se que os principais desafios dos gestores são a adequação das normas institucionais às crescentes dinâmicas do mercado e sociedade, além do custo de ser pioneiro na implantação de PPPs em Universidades Federais.
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