De volta para o futuro: paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e95177

Palavras-chave:

Professores, Paradoxos, Gestão Universitária, Trabalho Remoto Emergencial, Pós-Pandemia

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar os paradoxos relacionados ao trabalho remoto docente durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso com docentes da Universidade Federal do Maranhão. Os dados foram coletados através de entrevistas online semiestruturadas, analisados com o auxílio software ATLAS.ti., à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). De modo geral, a pesquisa identificou 9 paradoxos (Competência/Incompetência; Eficiência/Ineficiência; Integração/Isolamento; Engajamento/Desengajamento; Público/Privado; Comodidade/Desconforto; Conexão/Desconexão familiar; Informação/Desinformação; Continuidade/Descontinuidade), evidenciando que os sentimentos dos docentes são ambivalentes, não se posicionando de forma única e polarizada como muitos acreditam. Os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem ajudar a gestão universitária, provendo informações para auxiliar ulteriores discussões acerca da implementação do trabalho remoto como complementação de carga horária presencial, ensino híbrido, regulação da jornada remota e desafios para manutenção da qualidade de vida dos servidores, além de evidenciar falhas ocasionadas pela implementação sem experiência prévia nem plano de trabalho.

Biografia do Autor

Rodrigo Ramos da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Administração Pública pela Universidade Candido Mendes (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2015). Professor na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, campus de Barra do Corda. Administrador da Universidade Federal do Maranhão - Campus Grajaú. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS).

Leonardo Victor de Sá Pinheiro , Universidade Federal do Piauí

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Administração pela mesma IES. Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de pessoas e Comportamento Organizacional, Gestão Social, Administração Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão na Saúde.

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Publicado

2024-02-07

Edição

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Artigos