Percepção dos docentes da Universidade Federal de Itajubá sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e95313

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agenda 2030, Instituições de Ensino Superior, ODS

Resumo

Consideradas agentes de disseminação do conhecimento, as Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental na formação de opiniões, além de potencializarem a difusão de um pensamento sustentável. O presente trabalho analisou a percepção dos docentes do Instituto de Recursos Naturais (IRN), da Universidade Federal de Itajubá, a respeito da contribuição da academia na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como práticas adotadas e implementadas. Contou com a aplicação de um questionário online entre dezembro/2022 e janeiro/2023, com 21 questões, possibilitando avaliar o conhecimento e o envolvimento dos professores com os ODS, assim como as ações desenvolvidas. Dos 52 docentes do IRN, 37 responderam ao questionário. Os docentes reconhecem o papel indispensável das universidades, principalmente no que diz respeito à vinculação do ensino, pesquisa e atividades de extensão aos ODS. Adicionalmente, apresentam interesse em conhecer mais sobre a temática. Assim, conclui-se que o setor acadêmico desempenha um papel importante na implementação da Agenda 2030 e dos ODS. Porém, para que isso aconteça, é necessária a criação de estratégias que estimulem o protagonismo da academia na incorporação dos ODS em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de incentivar a adoção de práticas sustentáveis pelos discentes.

Biografia do Autor

Patricia Ferreira, Universidade Federal de Itajubá

Engenheira ambiental pela Universidade Federal de Itajubá.

Maria Rita Raimundo e Almeida, Universidade Federal de Itajubá

Engenheira Ambiental e mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2013). Professora na Universidade Federal de Itajubá. 

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Publicado

2024-02-07

Edição

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Artigos