Responsabilidade social em instituições de ensino superior: qual a percepção dos estudantes de ciências contábeis?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e95744

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Estudantes, Ciências Contábeis, Percepção, IES

Resumo

Este estudo analisa a percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis em relação à responsabilidade social, verificando os determinantes do engajamento do estudante no que concerne à responsabilidade social no contexto universitário. Para tanto, realizou-se uma survey com 210 estudantes do curso de ciências contábeis de uma universidade pública localizada no interior do Estado do Ceará. Foram utilizadas técnicas de análise descritiva, análise fatorial exploratória, Teste T e regressão linear múltipla. Os resultados evidenciaram consistência da Escala de Percepções sobre Responsabilidade Social em IES e que há diferença estatística das dimensões da escala em relação ao perfil dos respondentes. Além disso, verificou-se que o engajamento do estudante em relação à responsabilidade social é influenciado pelas percepções sobre as ações promovidas pela IES e sobre a relevância da responsabilidade social na formação profissional, assim como pelas variáveis gênero, idade e semestre. Desse modo, conclui-se que as ações promovidas pela IES, seja por meio de palestras ou na própria sala de aula, apresentaram potencial para engajar os alunos em práticas de responsabilidade social.

Biografia do Autor

Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Joelma Leite Castelo, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Érica Maria Calíope Sobreira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Letícia Maria Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2024-02-07

Edição

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Artigos