Imagem organizacional em instituição de ensino superior: uma análise a partir da percepção dos discentes de graduação da UDESC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96536

Palavras-chave:

Marketing Institucional, Imagem Organizacional, Instituição de Ensino Superior

Resumo

A pesquisa analisou a imagem organizacional da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na percepção de seus discentes de graduação. Para tanto, realizou-se, entre 2019-2020, entrevistas semiestruturadas e o levantamento das principais variáveis relacionadas ao tema que serviram para construção de um questionário online, encaminhado por email aos graduandos da UDESC, resultando 400 questionários válidos. O estudo utilizou survey, sendo caracterizado como exploratório-descritivo e predominantemente quantitativo. Para analisar os dados, recorreu-se a estatística descritiva e a análise fatorial exploratória. Os resultados demonstraram uma imagem organizacional positiva na perspectiva estudantil, mesmo no cenário desfavorável de pandemia do COVID-19. Ademais, foi possível identificar os principais influenciadores da imagem em organizações de ensino, gerar propostas de pesquisas e possibilitar o uso de um modelo teórico plausível de reaplicabilidade em outras instituições de ensino superior diante da remodelagem de teorias pré-existentes, especialmente Tran et al. (2015). Conclui-se que a imagem, quando bem cultivada e fortalecida, pode servir de alicerce para momentos externos conturbados.

Biografia do Autor

Bruno Cesar Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bruno Cesar Antunes Departamento de Administração Pública - DAP Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis-SC bruno.antunes@udesc.br https://orcid.org/0009-0001-8606-1642 Mestre em Administração Temas de interesse: comportamento e desenvolvimento do indivíduo, redes colaborativas, gestão da informação, liderança, marketing

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Aline Regina Santos Departamento de Administração Pública - DAP Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Administração - PPGA Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis-SC aline.santos@udesc.br https://orcid.org/0000-0001-9116-9247 Doutorado  Temas de interesse: Marketing de Serviços, Marketing no Setor Público, Marketing Institucional

Priscilla Infâncio Antunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Priscilla Infâncio Antunes

Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Campus Florianópolis Continente

Florianópolis-SC

priscilla.infancio@ifsc.edu.br

https://orcid.org/0009-0009-5812-4130 Mestre em Administração Temas de interesse: Marketing de Serviços, Servqual

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Publicado

2024-10-04

Edição

Seção

Artigos