Imagem organizacional em instituição de ensino superior: uma análise a partir da percepção dos discentes de graduação da UDESC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e96536Palavras-chave:
Marketing Institucional, Imagem Organizacional, Instituição de Ensino SuperiorResumo
A pesquisa analisou a imagem organizacional da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na percepção de seus discentes de graduação. Para tanto, realizou-se, entre 2019-2020, entrevistas semiestruturadas e o levantamento das principais variáveis relacionadas ao tema que serviram para construção de um questionário online, encaminhado por email aos graduandos da UDESC, resultando 400 questionários válidos. O estudo utilizou survey, sendo caracterizado como exploratório-descritivo e predominantemente quantitativo. Para analisar os dados, recorreu-se a estatística descritiva e a análise fatorial exploratória. Os resultados demonstraram uma imagem organizacional positiva na perspectiva estudantil, mesmo no cenário desfavorável de pandemia do COVID-19. Ademais, foi possível identificar os principais influenciadores da imagem em organizações de ensino, gerar propostas de pesquisas e possibilitar o uso de um modelo teórico plausível de reaplicabilidade em outras instituições de ensino superior diante da remodelagem de teorias pré-existentes, especialmente Tran et al. (2015). Conclui-se que a imagem, quando bem cultivada e fortalecida, pode servir de alicerce para momentos externos conturbados.
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