Gestão do conhecimento em instituições de ensino superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Semiárido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e98548

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Universidade, Ferramentas Administrativas

Resumo

Nas organizações públicas, a gestão do conhecimento ganha importância à medida que se buscam eficiência e eficácia na prestação dos serviços. Dessa forma, essa pesquisa busca compreender como se dá o compartilhamento do conhecimento no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA. Esta pesquisa é qualitativa, caracterizada como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas a nove servidores em diferentes setores da instituição. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, e a exploração e codificação do material foi realizada por meio do software ATLAS.TI. Com base nas análises foi possível identificar as dificuldades vivenciadas pelos servidores quando mudam de setor, tais como: inexistência de compilado normativo, dificuldades em entender a rotina em virtude da ausência de ferramenta de consulta, rotinas integralmente tácitas, dentre outros. Conheceu-se ainda que as dificuldades apresentadas são consequência da transmissão do conhecimento realizada em grande parte por meio da socialização (de conhecimento tácito para tácito). Foi possível conhecer também a necessidade de compartilhamento do conhecimento por meio da internalização (de conhecimento explícito para tácito). Nesse sentido, ficou evidente a importância de uma efetiva gestão de conhecimento na UFERSA.

Biografia do Autor

Priscilla Even Alves Braga, UFERSA

Resumo da biografia:  Graduada em Direito pela Universidade Potiguar (2007). Graduada em Administração pela Universidade Potiguar (2018). Mestre em Administração Pública. Assistente em administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, lotada na Procuradoria Federal junto à UFERSA. Titulação: Mestre em Administração Pública. Instituição de vínculo: UFERSA. Setor de vínculo: Procuradoria Federal

Carlos Alano Soares de Almeida, Universidade Federal Rural do Semiárido

Resumo da biografia:  Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001) e doutorado em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA. Professor e Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP UFERSA. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico, Políticas e gestão Pública.
Titulação: Doutor em Administração. Instituição de vínculo: UFERSA. Setor de vínculo: MCH - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS.

Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo da biografia:  Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, 2015). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP, 2008). Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2001). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN-1997). É professora concursada, classe 3, nível 10, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2004, departamento de Ciências Contábeis. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Técnicas de Pesquisa em Contabilidade, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Finanças pessoais e Educação Financeira.
Titulação: Doutora em Administração. Instituição de vínculo: UERN. Setor de vínculo: Departamento de ciências contábeis

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Resumo da biografia:  Pós-doutorado em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a supervisão do professor Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, trabalhando com os temas: políticas públicas, empreendedorismo e sustentabilidade. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada Nível III da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Ex-Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Bolsista em Produtividade PQ - 2.
Titulação: Pós-Doutora em Administração Pública. Instituição de vínculo: UFCG. Setor de vínculo: Departamento de ciências contábeis.

Francisco Carlos Carvalho de Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo da biografia:graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1992), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UERN/2000) e doutor em Administração (PUCPR/2015), com concentração na área de estratégia. Possui longa experiência ocupando diversos cargos de chefia e assessoramento, nas áreas de administração e planejamento. Tem experiência de ensino superior nos setores público e privado, nas áreas de economia e administração, com interesse em estratégia, planejamento, políticas públicas, desenvolvimento local e sustentável. É professor no Departamento de Economia da UERN desde 1994, ocupou os cargo de Superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido - CEMAD, Chefe do Departamento de Economia e Assessor de Planejamento. É professor no Mestrado de Administração Pública da UFERSA (PROFIAP/UFERSA) há quatro anos. Foi Professor no curso de adminstração da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi durante cinco anos. É membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) e autor de diversos livros e artigos científicos. No serviço público municipal, é administrador de carreira da Prefeitura Municipal de Mossoró/RN há 34 anos, onde ocupou diversos cargos de chefia e assessoramento. Durante sete anos foi Secretário Municipal da Cidadania, pasta gestora das áreas de educação, saúde, cultura, desenvolvimento social, esporte e lazer. Implantou vários conselhos municipais, instalou diversos programas sociais, coordenou a elaboração do Plano Diretor e do Código de Meio Ambiente de Mossoró/RN, e liderou a construção de 17 escolas, 8 unidades de saúde, 11 Centros de Referência da Assistência Social e outras dezenas de equipamentos sociais. Na política partidária, foi dirigente partidário, vereador em três mandatos, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, primeiro secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante 12 anos, pela qual iniciou experiência inovadora de debate e discussão pública sobre projetos de lei em apreciação na casa legislativa. É idealizador de dezenas de leis municipais, entre as quais: a Lei de Responsabilidade Educacional, Programa Municipal de Incentivo à Educação Universitária (PRÓ-SUPERIOR), Politica Municipal de Educação para o Campo, Sistema Municipal de Avaliaç&ati lde;o do Ensino, Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e criador da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN. É autor de dezenas de projetos de leis, entre os quais a Política Municipal de Saúde Mental e Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Instituição de vínculo: UERN. Setor de vínculo: Departamento de Economia da UERN.

Maria Helena da Costa Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido

Resumo da biografia:  Mestre em Administração Pública- PROFIAP UFERSA (2022). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal e Rural do Semi-Árido- UFERSA (2017), com pós graduação em Licitações e Contratos Públicos pela FACESA (2019), Desenvolve pesquisa no grupo de pesquisa Laboratório de Gerencialismo Público - LGP, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Professora das disciplinas de Contabilidade Avança, Análise das Demonstrações Contábeis, Laboratório de Práticas Contábeis, Finanças Corporativas e Estágio Supervisionado no curso de Graduação em Ciências Contábeis da Unicatólica do RN, e Professora de Contabilidade em cursos preparatórios para Concursos Públicos na Probatus Concursos LTDA. Analista de Licitações Públicas, possui experiência na área da Contabilidade Empresarial, Pública, Partidária e Eleitoral, com mais de 180 prestações de contas eleitorais feitas e todas aprovadas. Contadora na Sociedade dos Eruditas Contábeis (Secont Assessoria e Consultoria Contábil), sendo responsável pelo setor contábil. Contadora voluntária na ONG AFETO (Grupo Afeto de Apoio à Adoção - Mossoró/RN). Eleita a melhor Contadora de Mossoró/RN do ano de 2022 em pesquisa de opinião pública   Titulação: Mestre em Administração Pública. Instituição de vínculo: Unicatólica Setor de vínculo: Departamento de Contabilidade.

Referências

AGUNE, R.; GREGÓRIO, Á.; NEVES, A.; DIAS, I. de M.; CARLOS, J. A.; BOLLIGER, S. Gestão do conhecimento e inovação no setor público: dá pra fazer. São Paulo: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, 2014. 167 p. ISBN 9788572851503. Disponível em: http://igovsp.net/sp/daprafazer/. Acesso em: 24 ago. 2021.

ANGELIS, C. Gestão do Conhecimento no setor público: um estudo de caso por meio do método OKA. Revista do Serviço Público, v. 62, n. 2, p. p. 137-166, 27 jan. 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BARROS, E. de; SALLES, E. K. A criação do conhecimento organizacional: Um estudo de caso no museu histórico folclórico e pedagógico Monteiro Lobato. Revista de Ciências Gerenciais, Taubaté, v. 26, n. 17, p.35-44, 23 jun. 2014.

BATISTA, F. F. Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira: Como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: Ipea, 2012. 134 p.

BEUX, C. F. A Memória Organizacional no Relatório de Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de 2008 a 2016. 2018. 157 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade LASALLE. Canoas, 2018.

BRESSER - PEREIRA, L. C.. SPINK, P. K. Reforma do Estado e administração pública gerencial. Orgs. Luiz Carlos Bresser Pereira e Peter Kevin Spink; tradução Carolina Andrade. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 316 p.

CASTAGNARA, M. Práticas, processos e funções da gestão do conhecimento como suporte à inteligência organizacional, 2017. 123 p. Dissertação (Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

CONKLIN, E. J. Designing organizational memory preserving intellectual assets in a knowledge economy. 2001.

COSTIN, C. Administração pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

FREIRE, P. de S.; TOSTA, K. C.; HELOU FILHO, E. A.; SILVA, G. G. Memória organizacional e seu papel na gestão do conhecimento. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 41-51, 17 jul. 2012.

INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA. CICLO 2010. Disponível em: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/iagp_1000_pontos.pdf. Acesso em: 31 de maio de 2021.

IZQUIERDO, I. Memórias. Estudos Avançados, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 89-112, 1989.

MENEZES, E. M. de. Estruturação da memória organizacional de uma instituição em iminência de evasão de especialistas: um estudo de caso da CONAB. 2006. 129 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.

MOLINA, L. G. Memória organizacional e a constituição de bases de conhecimento. 2013. 199f. Tese (Doutorado em ciência da informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – Universidade Estadual Paulista (Unesp). Marília, 2013.

OCDE. Knowledge Management in the Public and Private Sectors: Similarities and Differences in the Challenges Created by the Knowledge-Intensive Economy. 2000.

PELUFFO A., M. B.; CONTRERAS, C. E. Introdución a la gestion del conocimiento y su aplicación al sector publico. Santiago de Chile: CEPAL. ECLAC, 2002.

ROCHA, A. M. B. Construção e seleção da memória organizacional: o caso do Memorial SEBRAE. 2013. 61 f., Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SANTOS, J. C. Memória Organizacional: Em foco o valor da informação como negócio/commodity. 2019. 225p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília. 2019.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. o grande desafio empresarial. 2000. Disponível em: https://qualidadefametro.files.wordpress.com/2016/04/downloadfile-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

VALENTIM, M. L. P. Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Ci.Inf., Brasília, DF, v.45 n.3, p.97-109, set./dez. 2016.

ZANUZZO, L. T. Compartilhamento do conhecimento nas atividades administrativas de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina. 2020. Dissertação. Mestrado em Administração. Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis.

Downloads

Publicado

2025-01-08

Edição

Seção

Artigos