A influência dos valores, da motivação e das recompensas sobre o desempenho: um estudo com técnicos-administrativos de uma instituição de ensino superior privada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e99347Palavras-chave:
Valores, Motivação, Desempenho, Recompensas, Ensino superior privadoResumo
O objetivo principal deste estudo consistiu em verificar a influência dos valores, da motivação e das recompensas sobre o desempenho dos técnicos-administrativos de uma instituição de ensino superior privada a partir de um modelo estrutural hipotético. A pesquisa de caráter descritivo e com abordagem quantitativa contou com a aplicação de questionário do tipo survey. A amostra foi composta por 418 respondentes do corpo técnico-administrativo. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análises estatísticas, baseado na Modelagem de Equações Estruturais com abordagem PLS (Partial Least Square), na verificação das relações entre os construtos. Os resultados da pesquisa confirmaram as relações de influência dos valores sobre a motivação e da motivação sobre o desempenho, com exceção da influência das recompensas sobre o desempenho. As conclusões do estudo indicam que os valores identificados explicam o comportamento motivacional dos técnicos no trabalho, na promoção de um ambiente saudável, justo e uniforme, principalmente no atendimento às necessidades em grupo, o que favorece o desempenho diário e o bom funcionamento da instituição. As recompensas, por sua vez, representam apenas um aspecto presente na relação de trabalho e que há outros fatores presentes na instituição que influenciam o desempenho dos técnicos.
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