A estrutura do ensino superior no Brasil

Autores

  • Leonardo Roth Universidade de Caxias do Sul
  • André Mauro Santos de Espíndola Universidade de Caxias do Sul
  • Vivian Oliveira Santos Universidade de Caxias do sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul
  • Eliana Andréa Severo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p111

Resumo

O ensino superior no Brasil passou recentemente por uma reformulação legal e estrutural. Em um contexto onde o país, no cenário mundial destaca-se como um mercado em desenvolvimento que começa a atrair a atenção de grandes empresas multinacionais onde, a qualificação da mão de obra é fundamental, dentro de uma visão de inteligência competitiva. Este trabalho busca, através de uma revisão da literatura, compreender a estrutura do ensino superior brasileiro, descrevendo as questões legais, estruturais e específicas. Foi possível verificar que as mudanças ocorridas a partir da Constituição de 1988, a publicação na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB em 1999, o baixo nível de investimento público no ensino superior e a demanda de mercado abriram a possibilidade de um maior investimento privado na educação superior. Dentre as instituições privadas, as comunitárias tem assumido um papel fundamental ao assumir a responsabilidade de instância intermediária entre o conhecimento produzido e transmitido, suprir a demanda do mercado, formando mão de obra qualifica para atender os problemas sociais e econômicos pertinentes da comunidade.

Biografia do Autor

Leonardo Roth, Universidade de Caxias do Sul

Professor do Centro de Ciências de Adminisração da UCS e Mestrando do PPGA-UCS

André Mauro Santos de Espíndola, Universidade de Caxias do Sul

Professor do Centro de Ciências de Exatas e Tecnologias da UCS e Mestrando do PPGA-UCS

Vivian Oliveira Santos, Universidade de Caxias do sul

Mestranda em Administração - UCS

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da UCS

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação. Professora do Mestrado e Doutorado UCS.

Eliana Andréa Severo, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração UCS/PUCRS

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Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos