Percepção dos colaboradores sobre os padrões éticos em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p115Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores em termos de padrões de consciência ética numa Instituição de Ensino Superior vivenciados no cotidiano, pautando-se no modelo de Arruda e Navran (2000). Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho são de natureza descritiva e de cunho quantitativo, cujo questionário utilizado foi caracterizado como estruturado, contendo 29 perguntas. Foram consultados 207 respondentes de um total de 1280 pessoas, que corresponde a 16,2% do universo pesquisado de nível hierárquico intermediário de uma instituição de ensino superior do Paraná. Os métodos de análise dos dados foram a estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão linear. A estimativa para a análise de regressão linear mostra que as dimensões que mais impactam na variável dependente (percepção) são: chaves para o sucesso, consciência ética dos colaboradores, comunicação e negociação, cujos valores de probabilidade foram abaixo de 5% de significância estatística Como resultados, o estudo revela que o clima ético nesta organização encontra-se em estágio significativamente acima da média proposta no modelo de análise, e sugerem que empresas que atuem de maneira pró-ativa em programa de responsabilidade social tendem a experimentar níveis mais elevados de comprometimento dos seus empregados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).