Desempenho acadêmico dos estudantes e titulação de docentes no curso de bacharelado em administração: as organizações acadêmicas e/ou categorias administrativas apresentam correlação distinta?

Autores

  • Adriana Amadeu Garcia Torres Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Paulo Cesar de Albuquerque Macedo Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Alexandre Mendes Nicolini Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Jennifer Cristiny Martins Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p129

Resumo

Em função das transformações no cenário da educação superior nas últimas décadas, o presente artigo busca entender até que ponto a qualidade do que é ofertado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) sofre influência direta da titulação do seu quadro de docentes. O objetivo é investigar se as categorias administrativas (públicas e privadas) e/ou organizações acadêmicas (faculdade, universidade, etc.) apresentam os mesmos resultados no que se refere ao tipo de correlação entre desempenho acadêmico dos estudantes concluintes e a titulação dos docentes vinculados ao curso de bacharelado em Administração. Os dados considerados foram a proporção de docentes mestres, a proporção de docentes doutores e a nota dos estudantes concluintes no Enade. Concluiu-se que as universidades públicas são as únicas com correlação moderada em ambos os casos, já no setor privado a correlação é fraca em ambos os casos somente nas faculdades; logo, com exceção das universidades públicas, não se justifica a exigência do MEC por um percentual mínimo de mestres e doutores como um dos parâmetros para conceituar, via CPC, a performance do curso como tendo maior qualidade, quando comparado com outro que não cumpra o percentual mínimo exigido, sem considerar qualquer outro critério com relação ao corpo docente.

Biografia do Autor

Adriana Amadeu Garcia Torres, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Doutoranda na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Paulo Cesar de Albuquerque Macedo, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestre pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Alexandre Mendes Nicolini, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professor da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Jennifer Cristiny Martins, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Graduanda na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos