Práticas sustentáveis: estudo de caso em uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p30

Resumo

As Instituições Públicas de Ensino Superior podem ser entendidas como grandes consumidoras de bens e serviços, no caso do Brasil. Para diminuir os impactos negativos desse consumo, essas entidades possuem função primordial na difusão e implantação de ideias sustentáveis. Assim, esse estudo investigou  as práticas sustentáveis adotadas pelos técnicos administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), observando os eixos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), bem como o grau de conhecimento desses servidores sobre temáticas de sustentabilidade na Administração Pública. Utilizou-se como metodologia de abordagem o estudo de caso, sendo a pesquisa classificada como descritiva, de natureza qualitativa. Para o levantamento de dados, aplicou-se um questionário junto aos técnicos administrativos da Unidade e uma entrevista semiestruturada com o Diretor Administrativo. Os resultados demonstraram que na UFRPE/UAG existem várias iniciativas de ações sustentáveis, porém, não se percebeu nenhuma política institucional que vise o desenvolvimento sustentável da organização. Observou-se ainda que, os técnicos possuem conhecimento limitado sobre instrumentos de implantação de práticas sustentáveis, podendo acarretar dificuldades futuras para o estabelecimento dessas ações na Unidade estudada. A partir desses resultados, conclui-se que as medidas de sustentabilidade preconizadas pela A3P ainda não se encontram consolidadas na instituição.

Biografia do Autor

Carol Soares Bezerra de Sá Peixoto, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestranda em Administração Pública - PROFIAP/UFRPE

Especialista em Gestão Pública - FISIG

Técnica Administrativa – UFRPE/UAG

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Pós-Doutorado em Administração e Gestão Territorial - Université Pierre Mendes France

Doutor em Administração - Université des Sciences Sociales de Grenoble/France

Professor Associado IV - UFRPE

Ionete Cavalcanti de Moraes, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Administração - UFPE

Mestre em Administração - UFPE

Professora Adjunta – UFRPE

Larissa Gomes Holanda de Sá Vieira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestranda em Administração Pública - PROFIAP/UFRPE

Especialista em Gestão Pública - UAB/UFRPE

Analista Administrativo – INCRA/PE

Marlon Esdras Jessé de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrando em Administração Pública - PROFIAP/UFRPE

Licenciado em Matemática - UPE

Técnico Administrativo – UFRPE/UAG

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2019-05-02

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Artigos