A expressão da liderança na prática docente: um estudo com professores universitários de cursos de administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e73094

Resumo

A sala de aula e estratégias de ensino-aprendizagem têm sido debatidos como forma de explorar a importância dos processos de educação na construção da realidade. Assim, este artigo objetiva verificar a relação entre a percepção de prática docente de professores de cursos superiores de Administração e as concepções de liderança expressas em sala de aula. Com abordagem qualitativa, entrevistou-se quatorze professores de Universidades de Santa Catarina. Os resultados demonstraram as expressões de liderança nas práticas docentes de cada docente, quando consideradas suas dimensões: universidade, aluno, regulação, professor e processo educativo. Em geral, os professores consideram a universidade local ideal para educação, seus alunos precisam ser sujeitos dos processos de ensino e a lei tem impacto positivo em suas práticas. Os docentes consideram que seus papéis sejam de transmissores dos conteúdos e autoridades em sala; assim escolhem a aula expositiva e dialogada como estratégia. Quando relacionada ‘prática docente’ com as abordagens da liderança concluiu-se que, embora expressem liderança em suas práticas, não é possível delimitar seus comportamentos a uma única concepção de liderança.

Biografia do Autor

Gustavo Lima Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios (CESUSC/Universidade LUSÓFONA) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é voluntário nas Comissões de Educação e Desenvolvimento e Projeção Profissional do Economista do Conselho Regional de Economia - 7ª Região/SC. É Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) onde atua na Graduação na Escola de Negócios e na Pós-graduação Lato Sensu nos Cursos Gestão Estratégica de Pessoas, Empreendedorismo e Negócios Inovadores, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Gestão Judiciária e Eleitoral e Cidades Inteligentes. É Cocoordenador do Projeto de Extensão Empreenda-se Jovem!

Simone Ghisi Feuerschütte, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - PPGA-UDESC

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Publicado

2021-01-04

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Artigos