Exigências para as compras governamentais das universidades federais brasileiras: análise de conteúdo de acórdãos do Tribunal de Contas da União

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e74480

Resumo

A pesquisa aborda o tema compras governamentais a partir da análise de conteúdo de Acórdãos do Tribunal de Contas da União emitidos para as universidades federais brasileiras entre 2017 e 2018, abrangendo a aquisição de material de consumo e bens permanentes. Esse conteúdo apresentou exigências para a gestão universitária sobre compras governamentais, licitação e procedimentos no pregão eletrônico. Foram selecionados 41 Acórdãos dentre mais de 49 mil emitidos nesse período. Na análise de conteúdo constatou-se que houve repetição de uma mesma recomendação de auditoria para diferentes universidades, fato que evidencia a necessidade de monitoramento para implantação de práticas em gestão da informação. Os resultados apontam para exigências de aprimoramento da gestão universitária, tais como a sistematização de conhecimentos tácitos em manuais sobre os procedimentos nas compras governamentais. A investigação aborda uma área considerada de baixa materialidade pela auditoria, mas de alto risco de responsabilização personalíssima para as autoridades competentes das universidades federais brasileiras.

Biografia do Autor

Ricardo Belinski, Universidade Federal do Paraná - UFPR | Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade AIEC (2009) e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Também é bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - pela PUCPR (2000), especialista em Educação a Distância pelo Senac (2007) e Especialista em Suppy Chain Management pela PUCPR (2018). É Master in Business Administration pela UFPR (2002). Tem experiência docente nas áreas de Administração, Comunicação e Educação. Tem experiência em gestão universitária privada e pública. Atualmente está servidor público federal na UFPR como Administrador desde 12/12/2012. É mestre em Gestão da Informação pela UFPR em 2020 (linha: informação, conhecimento e estratégia). 

Guilherme Francisco Frederico, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista, UNESP campus de Bauru, 2003, Mestrado em Engenharia de Produção com concentração em Gestão Estratégica de Operações e Sistemas pela mesma Universidade, 2008 e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar, Universidade Federal de São Carlos com Concentração em Sistemas de Medição de Desempenho. 2012 e Pós-Doutorado pela Universidade de Derby, Inglaterra em Supply Chain Management na Industria 4.0. Possui prêmio ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) de segunda melhor dissertação de mestrado de 2008 (Proposta de Aplicação do Balanced Scorecard para o Operador de Transporte Ferroviário) e de melhor tese de doutorado de 2012 (Proposta de um Modelo para a Adequação dos Sistemas de Medição de Desempenho aos Níveis de Maturidade da Gestão da Cadeia de Suprimentos), ambos na área de Engenharia de Produção. Possui artigos publicados em congressos nacionais e internacionais e em periódicos nacionais referente às pesquisas realizadas. Tem mais de 12 anos de experiência profissional tendo atuado em empresas multinacionais e de grande porte do ramo da indústria e serviços na área de logística e gestão da cadeia de suprimentos.Atuou por mais de 2 anos na área acadêmica como Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP na área de logística e operações na docência de graduação e de pós-graduação lato-sensu, ministrando disciplinas como Administração da Produção I e II, Administração de Materiais, Administração da Cadeia de Suprimentos, Gestão Estratégica de Operações e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente é professor na área de logística, operações e projetos da Universidade Federal do Paraná, atuando no departamento de administração geral aplicada. Como pesquisador atua com pesquisa em gestão da cadeia de suprimentos, tendo como interesse as temáticas de medição de desempenho, maturidade e práticas em supply chain management, transformação digital, informação e gestão do conhecimento na cadeia de suprimentos. É professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia da Informação da UFPR.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), mestrado e doutorado na Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999, 2003) e pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga (2016). Vice-coordenadora do PPG em Gestão da Informação e atua também no PPG em Engenharia Civil. É bolsista produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa de uma Rede de Educação Superior Iberoamericana - RESIB - com quem compartilha investigações no campo da inovação em educação com ênfase na formação de competência docente digital, educação aberta, Massive Open Online Courses (MOOCs), aprendizagem colaborativa, modelagem e avaliação de curso por competência. Agregou as suas pesquisas na área de engenharia o aprendizado com colegas da gestão da informação e do conhecimento ampliando e inserido temas como engenharia da Informação e do Conhecimento, Lean Thinking e as aplicações do Lean Office e Lean Information, soluções tecnológicas e sustentabilidade aplicada a construção civil - economia circular. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - estão presentes em todas as suas pesquisas.

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Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos