Monitoria em tempos de pandemia: lições e práticas de professores e monitores no curso de graduação em administração em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e85241

Palavras-chave:

Monitoria Acadêmica, Aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A monitoria acadêmica, como uma ferramenta de motivar o aluno à docência, mantém-se pouco estudada. Em meio à pandemia de Covid-19 e ao consequente isolamento social, o ensino e a monitoria tornaram-se remotos, exigindo novas configurações por parte de docentes e monitores. O presente trabalho busca entender, a partir da lógica desses atores, como ocorreu a adaptação do ensino e da prática de monitoria em meio a esse contexto. Utilizando-se, enquanto método, a pesquisa qualitativa básica, foram realizadas entrevistas e levantamentos documentais adicionais. Concluiu-se que a prática em si da monitoria acadêmica e do ensino não mudaram essencialmente, apenas passaram por mudanças contextuais e incrementais, por meio de um processo de aprendizagem experiencial a partir da experimentação. Depreendeu-se que muitas das práticas e ferramentas adotadas tornar-se-ão incorporadas ao contexto pós-pandêmico, fazendo oportunos os aprendizados adquiridos no contexto adverso vivenciado. O estudo contribui com o campo da monitoria acadêmica e expande a noção sobre os impactos do cenário pandêmico ao presente e futuro da educação superior.

Biografia do Autor

Murilo Gabriel da Costa Silva, UFPB

Mestrando em Administração - PPGA/UFPB

Interessado em estudos na área de Ensino e Pesquisa em Administração, com foco em aprendizagem, competências, metodologias ativas e ambientes inovadores de ensino.

Isaac Almeida Moraes Oliveira de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Administração - PPGA/UFPB

Interessado no estudo de Estratégia e Ensino e Pesquisa em Administração, com foco em transformação digital de modelos de negócio, estratégia digital, capacidades dinâmicas, ambidestria; aprendizagem ativa em Administração, metodologias ativas, monitoria acadêmica.

Lynda Lee Batista dos Santos Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Administração - PPGA/UFPB

Interessada no estudo de Finanças Corporativas.

Heudja Santana Varela Ribeiro de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Administração - PPGA/UFPB

Interessada em estudos na área de Ensino e Pesquisa em Administração, com foco na formação docente e estratégias colaborativas de ensino.

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Associada vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB).

Interessada em estudos nas áreas 'Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade'; 'Prática Docente e Metodologias Ativas'; 'Educação para Sustentabilidade'; 'Liderança Sustentável'.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos