Google Classroom como aliado no ensino presencial: a experiência de professores e alunos de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e103767

Palavras-chave:

Google Classroom, Ensino presencial, Experiências

Resumo

A plataforma do Google Classroom passou a ser muito utilizada no ambiente escolar e acadêmico nos últimos anos, assim como outros tipos de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Dessa forma, esse estudo tem como objetivo identificar a percepção de professores e estudantes, a respeito do Google Classroom, como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial, em turmas de Ciências Contábeis, de uma instituição de ensino superior. Para isso, contou com uma amostra de 161 alunos e 20 professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, sendo realizada por meio de dois questionários, um para os estudantes e outro para os professores, via Google Forms. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Segundo eles, os estudantes e professores afirmaram ter alta satisfação com a plataforma do Google Classroom, sendo de grande ajuda para com o ensino presencial, além de o recomendá-lo para outras instituições de ensino, e outras formas de aprendizagem, como online e híbrida. Esse estudo contribuiu como um incentivo para a adoção de tecnologias digitais da informação e comunicação, mesmo no ensino presencial, a fim de ampliar a proximidade e comunicação entre alunos e professores para fora da sala de aula, além de gerenciar conteúdos e atividades.

Biografia do Autor

Sabrina de Brito Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: 119109@uem.br

Orcid: https://orcid.org/0009-0007-3076-641X

Juliane Andressa Pavão, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: julianepavao@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7842-0529

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: m_kerla@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1318-9792

Roberto Rivelino Martins Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: rivamga@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1908-1811

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Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

Artigos