Comportamento intraempreendedor: um estudo em instituições de ensino superior

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai
  • Jeferson Lana ASSEVIM - Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim
  • Susana Gauche UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Miguel Angel Verdinelli UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p233

Resumo

O mundo global, de grandes avanços e descobertas, marcado pela evolução das telecomunicações e pelo surgimento de uma forte competição, exige que as organizações e as pessoas assumam novas posturas. Desta forma, as corporações que adotarem uma cultura intraempreendedora serão eficazes perante seu mercado de atuação, pois os empreendedores corporativos geram inovações contínuas dentro das organizações, oportunizando vantagens competitivas. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo descrever o nível de identificação dos funcionários com a organização em duas instituições de ensino superior e como esta variável psicossocial atua no relacionamento entre os fatores organizacionais e o comportamento intraempreendedor. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como descritiva, pois identifica a conduta intraempreendedora segundo três escalas: comportamento intraempreendedor; identificação organizacional e fatores organizacionais. Para os dados analisados, foram encontrados valores significativos para a determinação do Comportamento Intraempreendedor pelos fatores organizacionais propostos, a saber: Apoio da Direção, Liberdade no Trabalho, Recompensas, Tempo Disponível e Incerteza nas Tarefas. Já quando inserida a variável mediadora “Identidade Organizacional”, o modelo perde a validade. Para as IES estudadas, diferentemente do que propuseram Moriano et al. (2009), a “Identidade Organizacional” não atua como mediadora entre os fatores organizacionais e o Comportamento intraempreendedor.

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Publicado

2013-01-28

Edição

Seção

Artigos