Sentido do trabalho e orientação para o trabalho: um estudo em universidades públicas de Minas Gerais e do Quebec

Autores

  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Estelle M. Morin HEC - Montreal

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p117

Resumo

Este estudo avalia a relação entre sentido do trabalho e a orientação para o trabalho de professores universitários de Minas Gerais e do Quebec e correlaciona estes resultados com questões de Qualidade de Vida no Trabalho. A amostra foi constituída por 274 professores de Minas Gerais e 252 professores do Quebec. Os dados foram coletados através de um questionário online enviado, para 3 universidades públicas de Minas Gerais e 3 universidades do Quebec, no primeiro semestre de 2013. Foram encontradas diferenças significativas entre as médias de percepção dos dois grupos de professores para meu trabalho é um emprego e meu trabalho é um carreira. Com relação ao sentido do trabalho e sentido no trabalho observou-se que estes dois indicadores de qualidade de vida no trabalho estão diretamente relacionados com a orientação para a vocação profissional dos professores que participaram da pesquisa. Estes resultados podem orientar os gestores universitários a conduzirem ações que melhorem as condições do ambiente físico de trabalho e as relações de trabalho, pois são estes aspectos que ajudam a melhorar a qualidade de vida no trabalho e a dar mais sentido ao trabalho como um todo.

Biografia do Autor

Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras

Autor filiado a Universidade Federal de Lavras, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Estelle M. Morin, HEC - Montreal

Autor filiado a HEC - Montreal, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos