Ensino superior: instrumento de mobilidade econômica? Lições da experiência de alternativas de acesso da UNB

Autores

  • Cláudia Rosana de Araújo Costa Universidade de Brasília - UNB
  • Jorge Madeira Nogueira Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p77

Resumo

Este trabalho se dedicou a analisar se as características de origem dos candidatos ao Ensino Superior impactam a sua aprovação e opção por um determinado curso, repercutindo sobre seus ganhos futuros e consequentemente sobre a mobilidade ocupacional e distributiva do sistema econômico. Realizou-se, para tanto, uma análise do perfil socioeconômico dos estudantes aprovados na Universidade de Brasília, entre 2009 e 2013 em duas formas de ingresso: O Vestibular (Sistema Universal e Políticas de Cotas para Negros e para Estudantes de Escolas Públicas) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os resultados contradizem a Teoria do Capital Humano e reforçam as Teorias Estruturalistas, na medida em que, demonstram que existem barreiras à mobilidade econômica decorrentes de variáveis relacionadas à origem de cada indivíduo. Concluiu-se, assim, que o Ensino Superior Brasileiro tem sido um instrumento de confirmação das origens dos estudantes e, nesse contexto, a intervenção estatal, especialmente, por meio de legislações, tem um papel importante na correção das distorções na oferta desse bem, modificando os níveis de regressividade na alocação dos recursos públicos e melhorando a distribuição da renda.

Biografia do Autor

Cláudia Rosana de Araújo Costa, Universidade de Brasília - UNB

Autor filiado a Universidade de Brasília, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Jorge Madeira Nogueira, Universidade de Brasília - UNB

Autor filiado a Universidade de Brasília, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

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Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos