Managerialism na gestão universitária: implicações do planejamento estratégico segundo a percepção de gestores de uma universidade pública

Autores/as

  • Lucilaine Pascuci Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Victor Meyer Jr. Doutor em Gestão Universitária, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Bianca Magioni Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Rennan Senna Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p37

Resumen

A transição do modelo de administração pública burocrático para um modelo gerencial  mais efetivo tem exigido uma nova postura das universidades públicas. Em resposta à cobrança por resultados e ao novo cenário, mais exigente e competitivo, tem sido crescente a utilização, na gestão universitária, de abordagens gerenciais oriundas do mercado denominadas de managerialism. Todavia, tais práticas têm se mostrado inadequadas, perdendo muito de sua eficácia por desconsiderarem a complexidade organizacional de universidades, em especial, públicas. O objetivo deste estudo é analisar as contribuições e limitações do Planejamento Estratégico, na percepção dos gestores de uma universidade pública. Dados foram coletados por meio de entrevistas, observação não participante e documentos. Os resultados evidenciam um consenso por parte da gestão e das unidades acadêmicas quanto à necessidade e às contribuições da profissionalização da gestão pública. Indicam, porém, que a ambiguidade das políticas públicas e a excessiva regulamentação do governo federal aliadas à complexidade da organização acadêmica se constituem em sérios limitadores para o sucesso de práticas managerialistas como o planejamento estratégico. As conclusões revelam que a efetividade dessa abordagem gerencial requer adequação da racionalidade implícita no modelo às especificidades das organizações acadêmicas, como condição para que os esforços possam produzir os benefícios esperados.

Biografía del autor/a

Lucilaine Pascuci, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Administração, professora do Departamento de Administraçao e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da UFES.

Victor Meyer Jr., Doutor em Gestão Universitária, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professor do Curso de Administração e pesquisador vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Bianca Magioni, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Administradora pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Rennan Senna, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Publicado

2016-04-13

Número

Sección

Artigos