Contribuição das comunidades de prática para o processo de autoavaliação em uma instituição de educação superior do segmento privado

Autores

  • Gustavo Tomaz Buchele Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marilda Todescat Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maristela Denise Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p97

Resumo

Na educação superior, a gestão do conhecimento ainda é um conceito que carece de um esclarecimento singular para que as práticas emergentes possam se diluir nos modelos institucionais existentes. Nesse sentido, as comunidades de prática (CoPs) surgem como instrumento de relevância substancial à construção de uma cultura de avaliação. Desse modo, o objetivo deste artigo é o de identificar em que medida as CoPs podem colaborar com o processo de autoavaliação em uma instituição de educação superior. Para a consolidação da pesquisa, buscou-se ainda a caracterização da comunidade de prática que é objeto do estudo, a identificação das lacunas do processo de autoavaliação da instituição estudada, a discussão do processo que ocorre por meio das CoPs e a apresentação das propostas e ações de gestão do conhecimento que surgiram a partir da atividade da comunidade de prática que se constituiu na instituição em análise. No que tange à metodologia, trata-se de um estudo predominantemente qualitativo, descritivo, bibliográfico, documental, por meio da análise de conteúdo e estudo de caso. Os resultados oriundos da pesquisa, por sua vez, demonstraram que as comunidades de práticas colaboram e permitem uma difusão do conhecimento de forma sistemática e inovadora. 

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz Buchele, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento

Marilda Todescat, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Departamento de Administração

Maristela Denise Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

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Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos