Gestão estratégica em instituições privadas de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p71Resumen
O ensino superior no Brasil apresentou um crescimento acelerado a partir do final da década de 1990, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1999 possibilitou que a iniciativa privada entrasse nesse mercado. Atualmente, as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas representam mais de 88% das IES brasileiras. O crescimento acelerado do número de IES levou a uma maior preocupação com a formalização da gestão estratégica nessas instituições. Nesse contexto o objetivo desse estudo é identificar como ocorre o processo de gestão estratégica nas IES privadas cearenses. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa que teve a entrevista como instrumento de coleta. Os sujeitos foram os gestores de cinco faculdades privadas localizadas no município de Fortaleza (CE). Os resultados obtidos demonstram que uma das principais motivações para a adoção do processo foi o aumento da competitividade, além de destacar a tecnologia como aliada em praticamente todas as fases e a cultura de resistência à mudança como uma das barreiras para o sucesso do processo. Ainda foi possível verificar que o processo envolve toda a organização, desde a alta administração, com o planejamento até o nível operacional com a implementação.