Gestão universitária durante o período pandêmico: ações estratégicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e85413

Palavras-chave:

Ações Estratégicas, Gestão Universitária, Universidades, Covid-19

Resumo

Em 12 de março de 2020, foi anunciado a nível mundial, a pandemia Covid-19, e em decorrência, as universidades tiveram que se adaptar à nova realidade. Várias foram as dificuldades enfrentadas no processo de adaptação, tanto por parte dos docentes quanto dos discentes. As universidades tomaram medidas restritivas e adequaram o modelo de ensino para a modalidade on-line, visto que o isolamento social se mostrou necessário. Para as tomadas de decisões serem assertivas, as instituições de ensino embasaram-se fortemente no planejamento estratégico a fim de garantir a continuidade do ciclo educacional. Deste modo o objetivo geral desta pesquisa é identificar quais ações estratégicas foram adotadas pelas universidades federais da região Centro-Oeste do Brasil no ano de 2020 no período da pandemia Covid-19. Metodologicamente, o estudo descritivo e qualitativo baseou-se em análise documental dos relatórios de gestão das universidades UFMS, UFMT, UNB, UFG e UFGD do ano de 2020. Os principais resultados evidenciam que houve uma reavaliação da gestão, adequando seu planejamento estratégico para o contexto da pandemia, nos estudos encontrados é evidente a similaridade das ações adotadas. Conclui-se que houve um cuidado em especial, por todas as universidades, com os discentes, desde a liberação de recursos financeiros à saúde mental. Houve também um olhar para a equipe docente e servidores, na qual foram disponibilizados recursos e treinamentos para que pudessem dar andamento em suas atividades.

Biografia do Autor

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo -FEA/USP (2008), mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004), graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (1997), Tecnologia em Processamento de Dados pela UNICESUMAR (1996), e Ciências Contábeis pela UNIGRAN (2017).

Guilherme Alves de Souza Andrade, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Ciências Contábeis - PPGCC / UFMS (2021- ) Graduando em Ciências Ecônomicas - ESAN / UFMS (2021- ) Bacharel em Ciências Contábeis - ESAN / UFMS (2015-2018)

Nathalya de Souza Alves, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis - ESAN / UFMS (2021)

Tuise Rieth, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis - ESAN / UFMS (2021)

Referências

ABRITA, M. B.; SILVA, W. G. A ciência e a tecnologia como possibilidades de desenvolvimento tecnológico da região Centro Oeste do Brasil. Boletim Goiano de Geografia , v. 39, p. 1-24, 2019.

AGASISTI, T.; SONCIN, M. Higher education in troubled times: on the impact of Covid-19 in Italy. Studies in Higher Education, v. 46, n. 1, p. 86-95, 2021.

ALMAZOVA, N.; KRYLOVA, E.; RUBTSOVA, A.; ODINOKAYA, M. Challenges and opportunities for Russian higher education amid COVID-19: Teachers’ perspective. Education Sciences, v. 10, n. 12, p. 368, 2020.

ANDO, S. University teaching and learning in a time of social distancing: A sociocultural perspective. Journal of Human Behavior in the Social Environment, v. 31, n. 1-4, p. 435-448, 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIANCHI, M.; BACKES, R. G.; GIONGO, J. A participação da controladoria no processo de gestão organizacional. Contexto. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 10 (2. sem. 2006), p. 69-92, 2006.

BIRCHAL, F. F. S.; ZAMBALDE, A. L.; BERMEJO, P. H. S. Planejamento estratégico situacional aplicado à segurança pública em Lavras (MG). Revista de Administração Pública, v. 46, n. 2, p. 523-545, 2012.

CUATON, G. P. Philippines higher education institutions in the time of COVID-19 pandemic. Revista Românească pentru Educaţie Multidimensională, v. 12, n. 1 Sup2, p. 61-70, 2020.

DOBRILĂ, M. C. Legal Aspects Regarding Online Learning Process for Students at University and Digital Education in European Union: Different Life, Challenges and the Ability to Continue Education during the Pandemic Caused by Coronavirus (COVID-19). Revista Românească pentru Educaţie Multidimensională, v. 12, n. 2, p. 130-137, 2020.

DOGAR, A. A.; SHAH, I.; ALI, S. W.; IJAZ, A. Constraints to Online Teaching in Institutes of Higher Education during Pandemic COVID-19: A Case Study of CUI, Abbottabad Pakistan. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, v. 12, n. 2Sup1, p. 12-24, 2020.

FERNANDES, I. G. M.; FIGUEIREDO, H. M.; JUNIOR, H. L. C.; SANCHES, S. G.; BRASIL, A. Planejamento estratégico: análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica das Faculdades Integradas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, v. 8, n. 01, 2015.

GONÇALVES, S. P.; SOUSA, M. J.; PEREIRA, F. S. Distance learning perceptions from higher education students—the case of Portugal. Education Sciences, v. 10, n. 12, p. 374, 2020.

HOFFMANN, D. S.; LIMA FILHO, R. Reforma Gerencial E Indicadores De Desempenho: Uma Revisão Bibliográfica (Management Reform and Performance Indicators: A Bibliographic Review). Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 2017, p. 1-12, 2017.

KABANOVA, E. E.; VETROVA, E. A., EVSTRATOVA, T. A.; RADCHENKO, L. E. Remote education development trends during pandemic in Russia. Revista de la Universidad del Zulia, v. 11, n. 31, p. 536-549, 2020.

KELLY, A.; JOHNSTON, N.; MATTHEWS, S. Online Self-Access Learning Support During the COVID-19 Pandemic: An Australian University Case Study. Studies in Self-Access Learning Journal, 11(3), 187–198 2020.

MOLCHANOVA, E.; KOVTONIUK, K.; SAVYCH, O. Covid-19 Presents New Challenges and Opportunities to Higher Education. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, v. 12, n. 2Sup1, p. 168-174, 2020.

MOLEA, R.; NĂSTASĂ, A. How Romanian Higher Education Institutions Have Adapted to Online Learning Process in the COVID-19 Context through a Student’s Eye. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, v. 12, n. 2Sup1, p. 175-181, 2020.

NUERE, S.; MIGUEL, L. The digital/technological connection with Covid-19: An unprecedented challenge in university teaching. Technology, Knowledge and Learning, v. 26, n. 4, p. 931-943, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA - UNESCO. COVID-19 Impact on Education: Global monitoring of schools closures caused by COVID-19. UNESCO Institute for Statistics (UIS). 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 31 de agosto de 2021.

PALUDO, A.; PROCOPIUK, M. Planejamento governamental: referencial teórico, conceitual e prático. 2ª ed. São Paulo, Atlas: 2014.

PERROTTA, D. Universities and Covid-19 in Argentina: from community engagement to regulation. Studies in Higher Education, v. 46, n. 1, p. 30-43, 2021.

RAAPER, R.; BROWN, C. The Covid-19 pandemic and the dissolution of the university campus: Implications for student support practice. Journal of Professional Capital and Community, 2020.

REBUKHA, L.; POLISHCHUK, V. Ukrainian Society and Covid-19: the Influence of the Pandemic on Educational Processes in Higher School. Postmodern Openings/Deschideri Postmoderne, v. 11, n. 2, 2020.

SALERNO, S. K.; LEITE, J. C. B. Planejamento de gestão universitária: identidade e regulação. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 25, p. e204606, 2020.

SILVA, C. A.; QUERINO, F. F.; ANJO, J. E. S.; ANDRADE, D. M.; RIBEIRO, F. T. F. Ações das universidades federais de Minas Gerais para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 25-44, 2021.

SOARES, J. R. Correlação entre indicadores selecionados de gestão e qualidade das instituições federais de ensino superior brasileiras, período de 2009-2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Administração, Porto Alegre, 2018.

SOUSA, J. C.; DIAS, P. H. R. C. Integração do planejamento estratégico ao pensamento estratégico. Revista de Ciências da Administração, v. 19, n. 47, p. 29-44, 2017.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Relatório de Gestão 2020. Brasília, 2021. Disponível em: http://www.dpo.unb.br/images/dpl/Relatrio_de_Gesto_2020.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2021..

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. RELATÓRIO DE GESTÃO UFGD. Dourados, 2020. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PRESTACAO-DE-CONTAS/Presta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Contas/relatorio%20de%20gestao%202020_%2030%2006%202021.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. RELATÓRIO DE GESTÃO UFG. Goiânia, 2021. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/349/o/Relato_Integrado_de_Gest%C3%A3o_2020_-_Vers%C3%A3o_de_Publica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2021..

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Relatório de Gestão e Prestação de Contas da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2020. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/20/Relatorio_de_Gestao_e_Prestacao_de_Contas/Prestacao_de_Contas_Exercicio_2020_v4.pdf . Acesso em: 26 de outubro de 2021..

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSO DO SUL. 2020 – Relatório de Gestão. Campo Grande, 2021. Disponível em: https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2021/05/relatorio-de-gestao-2020.pdf Acesso em: 26 de outubro de 2021.

YANG, B.; HUANG, C. Turn crisis into opportunity in response to COVID-19: experience from a Chinese University and future prospects. Studies in Higher Education, v. 46, n. 1, p. 121-132, 2021.

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos