Assédio Moral no Trabalho: consequências identificadas por servidores docentes e técnico-administrativos em uma Universidade Federal Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p264Resumo
O assédio moral é expresso por repetidos comportamentos, atitudes e ações com intuito de humilhar e constranger a vítima no ambiente laboral, de modo que tais violências, psicológicas e/ou físicas, podem acarretar em danos à saúde do trabalhador, interferir no desempenho de suas atividades na organização e prejudicá-lo em sua vida pessoal. No entanto, as organizações não conseguem identificar que esta violência afeta as suas atividades, e consequentemente o seu desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as consequências proporcionadas pelo assédio moral constatada pelos servidores docentes e técnico-administrativos de uma IES. A pesquisa foi classificada como descritiva, com abordagem quanti-quali, e um estudo de caso. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário online (279 respondentes) e por entrevistas (6 entrevistados). Os dados quantitativos foram tratados estatisticamente, já os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo. As consequências identificadas foram perturbação/problemas físicos, dores de cabeça, estresse, desânimo, isolamento, vontade de se aposentar/desligar, e demais. Identifica-se a necessidade da instituição realizar programas voltados à prevenção e combate a esta violência, bem como dar suporte aos trabalhadores que sofrem de efeitos proporcionados pelo assédio e outras formas de violência e situações existentes no âmbito da instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).